Chile: Avenida em homenagem ao golpe de Pinochet muda de nome 

 A avenida 11 de Setembro, uma movimentada rua de Santiago cujo nome lembra a data do golpe de Estado dado por Augusto Pinochet em 1973, voltará a ser chamada por seu nome original, Nova Providência, após uma polêmica votação.

O Conselho Municipal do bairro de Providência, onde se localiza a avenida, aprovou a modificação com os votos a favor da subprefeita, a independente Josefa Errázuriz, e dos quatro vereadores de partidos de centro-esquerda.

A direita, que na semana passada tinha boicotado a votação ao não se apresentar no conselho, condenou mais uma vez a mudança de nome da via. Apenas o vereador José Manuel Monckeberg, do governista partido Renovação Nacional (RN), esteve presente na votação.

Monckeberg se posicionou contra a mudança, mas ao comparecer no conselho foi atingido o quórum necessário para validar a votação, que criou uma grande expectativa e foi transmitida ao vivo por diversos meios de comunicação.

Em 1980, o regime militar estabeleceu por decreto que a até então avenida Nova Providência passaria a se chamar 11 de Setembro para comemorar a data do golpe liderado por Pinochet.

"Queremos deixar para trás um duro episódio de nossa história", disse a subprefeita, que assumiu o cargo após as eleições municipais de outubro do ano passado, na qual derrotou o coronel aposentado Cristián Labbé, que foi chefe de segurança de Pinochet.

Monckeberg insistiu que a mudança de nome da rua deveria ser decidida pelo moradores em uma votação. "Defendo o direito dos moradores participarem desta decisão", disse o vereador, que pediu à subprefeita "coerência política" com os princípios que a levaram a ganhar as eleições municipais.

Dezenas de moradores de Providência comemoraram o resultado da votação. A avenida 11 de Setembro é, ao lado da avenida Providência, a principal artéria do bairro homônimo, uma zona comercial e residencial de classe média-alta de Santiago.

Fonte: Agência Efe