Festa Literária Internacional de Paraty começa nesta quarta-feira

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começa nesta quarta-feira (3) em Paraty, no Rio de Janeiro. O evento vai homenagear o autor Graciliano Ramos. A abertura tem inicio às 19h30 com o escritor Milton Hatoum e o cantor Gilberto Gil.

gilberto gil

A programação deste ano é voltada para a política devido a história do homenageado que foi prefeito de Palmeira dos Índios (AL) e foi filiado ao Partido Comunista. Em virtude as recentes movimentações políticas que mobilizaram o país, a FLIP preparou uma programação especial com o professor José Luiz Passos e o jornalista William Waac.

Neste ano, a 11ª edição traz mais convidados de outras áreas, como o arquiteto português Eduardo Souto de Moura, o documentarista Eduardo Coutinho, e Nelson Pereira dos Santos, diretor do filme Vidas Secas.

Entre as participações, se destacam também Maria Bethânia e Cleonice Berardinelli, que se encontram para homenagear o poeta português Fernando Pessoa. Professora emérita da UFRJ e da PUC-Rio, Cleonice, 96 anos, soma mais de cinco décadas dedicada ao estudo do poeta.

Outra participação confirmada é da escritora norte-americana Lydia Davis. Durante a Flip, será lançado o seu livro mais recente, Tipos de perturbação. Nos 57 textos que compõem a obra, Davis vale-se das mais variadas formas, abordagens e estilos para flagrar seus personagens em suas inseguranças e em seus desajustes com o cotidiano. A obra em português será lançada pela Companhia das Letras.

Outros destaques da 11ª edição fica por conta do irlandês John Banville, que também aproveita para lançar sua obra mais recente, Luz antiga, durante a feira. O romance, o 16º publicado pelo autor, acompanha a história de um ator cuja carreira parece seguir para o fim – assim como sua própria vida. Banville já venceu o Booker Prize e é um dos nomes cotados ao Prêmio Nobel de Literatura.

Fonte: Correio Braziliense