Trabalhadores rurais promovem 5º Grito da Terra Sergipe

Os trabalhadores e trabalhadoras do campo farão uma grande manifestação na quinta-feira (4), em Aracaju, durante a realização do 5º Grito da Terra Sergipe. A expectativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (Fetase) é que cerca de três mil pessoas participem da caminhada e do ato público.

Os trabalhadores do campo farão uma grande manifestação na próxima quinta-feira (4), em Aracaju, durante a realização do 5º Grito da Terra Sergipe. A expectativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (Fetase) é que cerca de três mil pessoas participem da caminhada e do ato público.

“Esse número pode ser ainda maior, porque temos feito mobilizações em todos os municípios. Promovemos debates nos sindicatos e reuniões por polos, por região mostrando para o homem do campo a importância de irmos às ruas levar nossa pauta de reivindicação”, afirma Júlio Santana, coordenador Estadual da Terceira Idade da Fetase.

A manifestação começará com a concentração na Praça da Bandeira, a partir das 8 horas. Às 9 horas, os trabalhadores rurais seguirão para o Palácio de Despachos, na Avenida Adélia Franco, onde deverão chegar por volta das 10 horas. Nesse local, será realizado um ato público.

Segundo Júlio Santana, da Fetase, os trabalhadores defendem a criação da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar. “O governo precisa dar mais atenção a esses trabalhadores na aplicação de recursos e na elaboração de políticas públicas voltadas para esse setor, responsável por abastecer as cidades de produtos agrícolas”, enfatiza.

Mais sementes

Os rurais querem ainda mais sementes para os pequenos agricultores. “O que o governo dá não é suficiente para atender a demanda. Há sindicatos que recebem uma quantidade tão pequena de sementes que não conseguem nem distribuir”, diz. O governo precisa incentivar, também, a política de crédito e ampliar a assistência técnica.

Júlio esclarece que tem havido uma redução no quadro de técnicos no Governo do Estado, devido à aposentadoria, e os que permanecem atuando não são capazes de atender toda a demanda dos trabalhadores rurais. A Fetase reivindica a realização de concurso público como forma de suprir essa carência.

“A presidente Dilma já sinalizou com a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e estamos reivindicando que o Estado faça o mesmo”, afirma o coordenador da Terceira Idade da Fetase. Mas a pauta de reivindicação dos rurais é bem mais extensa e abrange a luta pela reforma agrária e por políticas públicas de conservação ambiental e de melhoria na qualidade de vida e trabalho para os homens e mulheres do campo.

Apoio

Os rurais reivindicam também a adoção de medidas que assegurem a convivência do homem com o semiárido, a reestruturação e a garantia de participação mínima de 50% de agricultores nos perímetros irrigados e projetos de irrigação, e ampliação do número de bolsas do PETI para o campo.

Para Edival Góes, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Sergipe (CTB/SE), toda a sociedade deve se engajar nessa luta dos trabalhadores do campo. “Eles irão às ruas mostrar a sua força e sua organização, e precisam do apoio de todos. O governo também tem que fazer a sua parte”, salienta. O dirigente da CTB/SE espera mais resolutividade para os problemas que afetam os trabalhadores rurais e estará ao lado dos rurais construindo o 5º Grito da Terra Sergipe.

Fonte: CTB-SE