Putin se reúne com presidentes da Venezuela e do Irã

O presidente russo, Vladimir Putin, manteve uma série de encontros com os líderes dos Estados participantes do Fórum de Países Exportadores de Gás, que decorreu em Moscou. Entre eles – o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e o líder da Bolívia, Evo Morales. No centro da atenção das conversações figura a cooperação bilateral, antes de tudo, na esfera energética.

Por Svetlana Andreeva, na RIA Novosti

A Rússia e a Venezuela têm mantido relações estreitas devido ao antigo presidente Hugo Chávez. Segundo os membros da comitiva venezuelana, antes a delegação era composta de 500 pessoas que mal cabiam em três aviões. Costumavam regressar com vários acordos bilaterais assinados.

Hoje, a Venezuela continua sendo um parceiro da Rússia, com trocas comerciais ao nível de US$ 2 bilhões. No primeiro trimestre do ano em curso, o intercâmbio comercial aumentou 300%, disse o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

“Claro que tal resultado foi possível alcançar devido a uma série de acordos importantes na área militar e dos equipamentos industriais. A tendência positiva está à vista. A Rússia tem investido muito na economia venezuelana, o volume de investimentos totaliza 21 bilhões de dólares. O investimento de capitais da Venezuela se estima de 1,1 bilhões. Uma vertente importante da cooperação bilateral é o setor energético. O Consórcio Nacional de Petróleo abriu em setembro de 2012 o primeiro poço na jazida Hunin-6. A cooperação industrial também se desenvolve e tem perspetivas no domínio de maquinaria, transportes e infraestrutura”.

Na sequência da primeira visita a Moscou do presidente da Venezuela, foram rubricados vários documentos visando à cooperação no setor energético.

Ao contrário do líder venezuelano, para Mahmoud Ahmadinejad esta foi à última visita ao mais alto nível, já que em agosto ele deixa o cargo presidencial. Os presidentes russo e iraniano debateram as questões de cooperação bilateral na esfera energética, apontado para a necessidade de incrementar o intercâmbio comercial. “Somos países vizinhos na região do mar Cáspio e temos interesses comuns”, assinalou o presidente da Rússia. O seu homólogo realçou a necessidade de ultrapassar os “obstáculos administrativos que persistem nas relações entre os dois países”.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, convidou, por seu turno, a companhia russa Rosneft a proceder à prospeção de hidrocarbonetos no seu país, tendo prometido criar para tal boas condições no plano de investimentos.

Fonte: Voz da Rússia