Dois mil entregam reivindicações em João Pessoa
Cerca de duas mil pessoas foram às ruas do Centro de João Pessoa para eixigir mais qualidade nos serviços básicos e o passe livre. Estiveram presentes o Movimento Passe Livre (MPL), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e ativistas culturais que se concentraram na Praça Rio Branco e seguiram em destino à Secretaria de Cultura do Estado, onde foram recebidos pelo secretário Chico César. O protesto ocorreu na quinta-feira (4).
Publicado 08/07/2013 11:47
Já nas proximidades da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), os manifestantes se uniram aos motoristas e cobradores que também ocuparam as ruas para reivindicar melhores condições salariais e um maior reajuste salarial. Os manifestantes fizeram ainda um ato de protesto em frente a uma cabine da Polícia Militar onde um estudante foi preso e torturado na última manifestação do dia 30 de junho. De acordo com o diretor da UNE, Damacieudo Dantas, o policial responsável já foi reconhecido e denunciado.
Na Fundação Cultural o secretário ouviu as reivindicações dos manifestantes e recebeu uma carta com demandas do movimento. Entre as pautas o pedido de mais investimento no fundo de cultura e nos projetos de movimentos populares.
O diretor da UNE explicou que os manifestantes já entregaram pautas de reivindicações diferentes além dessas da área da cultura para o prefeito da capital e para o governador do Estado e afirmou que a principal cobrança é a melhora da mobilidade urbana. “O Passe livre estudantil já existe em João Pessoa desde o início do ano. Estamos lutando para que o governo estadual também assuma esse compromisso”, explicou.
Durante a onda de manifestações no último período, a UNE, população e movimentos sociais da Paraíba pressionaram pela redução da tarifa e conseguiram diminuir de R$ 2,30 para R$ 2,20 a tarifa do transporte na capital. “No âmbito estadual conseguimos também a redução da tarifa intermunicipal da região metropolitana”, afirmou Dantas.
Com informações do Blog do Luis Torres