Toni C: "Sabotage personifica a síntese do Brasil"

Ocorre, nesta terça-feira (9), o lançamento do livro Sabotage: Um bom lugar, do rapper, jornalista e escritor Toni C, Editora Literarua, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo. Toni C explica que a homenagem ao rapper paulistano se dá pra marcar os dez anos de seu assassinato, quando tinha apenas 29 anos.

Toni C homenageia o rapper Sabotage com biografia.

“Mais do que uma pessoa, Sabotage personifica a síntese do Brasil”, acredita o autor do livro. Para ele isso acontece porque Sabotage era “negro, pobre, morador da periferia e morreu no início do primeiro governo Lula (o rapper foi assassinado em 24 de janeiro de 2003, depois de ter gravado seu primeiro e único disco solo, Rap é Compromisso)” e por isso não chegou a ver Lula na Presidência, “um sonho desde a sua infância”, conta Toni C.

Mauro Mateus dos Santos transformou-se no rapper Sabotage e “transformou as mazelas de sua vida em puta arte” e pro isso se constituiu na “síntese do brasileiro: negro, pobre, favelado, um sem teto”, conta Toni C. Porque “o Brasil, mesmo com os avanços da última década, ainda precisa avançar contra o racismo e a exclusão social dos jovens das periferias das grandes cidades”, reforça.

“Na parceria, som de periferia, gravar um disco era tudo o que ele queria. Respeito é pra quem tem, cantava um sangue bom. Num bom lugar está o maestro do Canão,” cantou seu amigo e também rapper Happin Hood em homenagem a Sabotage.

O músico também atuou em dois filmes: O Invasor (2001), de Beto Brant, e Carandiru (2003), de Hector Babenco. E sua música, segundo Toni C., “continha uma fusão de ritmos, feita de uma maneira única”, e mesmo que a sua curta carreira tenha acabado com apenas um disco lançado, Sabotage está na história da música popular brasileira e do movimento hip hop.

Sabotage: Rap é compromisso, não é viagem!

Além do lançamento do livro e da homenagem no Itapu Cultural, está programado para o final do ano o lançamento do documentário Sabotage – Maestro do Canão, de Ivan Vale Ferreira. “Foi bom passar esse tempo todo. A gente viu que a obra dele continua bem atual. Não vamos falar só do Sabotage, como músico, como ator, mas também do Maurinho, de como o cara teve uma vida sofrida e chegou onde ele chegou, até ser assassinado”, conta o diretor.

A programação em homenagem ao rapper ocorrerá na terça (9) e quarta (10), no Itaú Cultural, das 17h às 20h, na terça e das 18h às 20h na quarta. Os ingressos serão distribuídos com meia hora de antecedência e a entrada é gratuita.

O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149, em São Paulo.

Fonte: UJS