Túneis secretos de 800 anos foram descobertos no centro da China

Arqueólogos concluíram recentemente um projeto de quatro meses para escavar túneis secretos construídos há quase 800 anos na Província de Henan, centro da China.

Sete passagens estreitas abaixo das ruínas de uma antiga vila no distrito de Sheqi foram descobertas em março, e os arqueólogos acreditam que serviam como rotas de escape para residentes desarmados usarem em tempos de agitação, disse Zhao Hong, pesquisador do Instituto de Relíquias Culturais de Henan, à Xinhua nesta terça-feira.

Zhao, também arqueólogo-chefe da equipe de escavação, disse que, com base nos potes encontrados nas entradas dos túneis e na maneira como os canais subterrâneos estão conectados, os arqueólogos deduziram que as pessoas naquela época usavam esses canais como esconderijo de batalhas acima do solo.

Além disso, baseados em alguns outros artigos descobertos, incluindo cerâmica, porcelana, pedra, ferro, bronze e produtos de ossos, os arqueólogos calcularam que os túneis foram construídos 800 anos atrás (no final da Dinastia Jin e início da Dinastia Yuan), quando as guerras entre as diferentes etnias deixaram a China em estado de caos.

"O mais profundo fica a seis metros abaixo da terra. As pessoas tinham que descer de suas casas por um poço construído com apoio para os pés. Sendo assim, nem o poço ou abrigo temporário eram confortáveis, pois os refugiados tinham de curvar-se ou até mesmo rastejar para passar por alguns trechos", disse Zhao.

"Eles podiam sobreviver com alimentos e água armazenados nos potes ou fugir pelas passagens na direção das saídas longe das residências acima do solo", acrescentou.

"Entre as mais de 300 sacolas de peças de porcelana dos túneis, aproximadamente 100 artigos podem ser restaurados, o que será significante para o estudo da história, economia e cultura local", disse Zhao.

Fonte: Rádio Internacional da China