Coreia Popular diz estar disposta a retomar negociações nucleares

O embaixador da República Popular Democrática da Coreia (ou Coreia do Norte) na Organização das Nações Unidas em Genebra, So Se-Pyong, acusou os Estados Unidos, nesta quarta-feira (10), de ser o principal obstáculo para a retomada das Conversações de Seis Partes sobre o desarmamento nuclear de Pyongyang, iniciadas em 2003, com poucos avanços, e congeladas desde 2008.

Coreias - HispanTV

“Enquanto os Estados Unidos continuar ameaçando a Coreia do Norte com o maior arsenal do mundo, [temos] direito legítimo e soberano à autodefesa. O comportamento dos EUA leva a uma situação de círculo vicioso de tensão e conflito na península coreana,” disse o embaixador durante uma coletiva de imprensa.

As Conversações de Seis Partes foram iniciadas após a retirada da Coreia Popular do Tratado de Não Proliferação nuclear (TNP), em 2003, e são compostas pela própria RPDC, pela República da Coreia (Coreia do Sul), pelos EUA, Japão, China e Rússia. Entretanto, uma condenação do Conselho de Segurança da ONU em 2009 pelo lançamento de um satélite afastou a Coreia do Norte das negociações.

Ao exigir a Washington que acabe com a sua “política hostil” ao país asiático, o embaixador recordou que Pyongyang manifestou a sua disposição a retomar as conversações congeladas desde então 2008, quando a última rodada foi realizada.

A tensão na Península Coreana incrementou-se depois de o Conselho de Segurança ter aprovado uma nova rodada de sanções contra a Coreia Popular, que, à sua vez, reagiu levando a cabo um terceiro teste nuclear, em fevereiro passado.

O diplomata norte-coreano assegurou que a “atmosfera de diálogo [entre ambas as Coreias] está avançando”, enquanto considerou que uma nova agenda de exercícios militares conjuntos entre seu vizinho do Sul e os EUA, previstos para o mês de agosto e que a RPDC vê como ameaça, poderia dar lugar ao aumento das tensões na península e levá-las a uma “situação crítica de guerra”.

Nesta quarta (10), as duas Coreias deram início às conversações sobre a reabertura do complexo industrial de Kaesong, situado na Corea do Norte, perto da fronteira com o Sul.

Segundo o Ministério sul-coreano de Unificação, os diálogos, previstos para realização em duas rodadas, têm lugar na mesma cidade de Kaesong, e buscam apresentar condições das duas partes para normalizar as suas operações.

Com HispanTV,
Da redação do Vermelho