Fortaleza realiza V Conferência Municipal de Cultura

Abertura terá palestra de Eduardo Nivón Bolán sobre “Política Cultural: Problemas e Oportunidades”

A V Conferência Municipal de Cultura tem início nesta quinta-feira (11), no Mercado dos Pinhões. Às 19h, os convidados serão recepcionados ao som de Carlinhos Patriolino, Tarcísio Sardinha e Marcio Resende. Abrindo os trabalhos da Conferência, às 20h30, o doutor em Antropologia e professor da Universidade Autônoma Metropolitana no México, Eduardo Nivón Bolán, ministrará a palestra “Política Cultural: Problemas e Oportunidades”. O cantor Messias Holanda encerra o primeiro dia de plenárias. A abertura da V Conferência Municipal de Cultura é aberta ao público.

Na sexta-feira (12), a programação tem início às 8 horas, no Condomínio Espiritual Uirapurú, com o credenciamento seguido da Plenária de Abertura com a aprovação do regimento, às 9h. Às 10h30, haverá Plenária de Nivelamento, que será composta por quatro eixos: o Eixo I discutirá a “Implementação do Sistema Nacional de Cultura”, com Diana Célia Gomes, do Instituto Anima; o Eixo II abordará “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, com Pedro Domingues, do Ministério da Cultura; o Eixo III debaterá “Cidadania e Direitos Culturais”, com o ator e advogado, Roberto Reial; e o Eixo IV tratará sobre “Cultura e Desenvolvimento”, com Luciana Guilherme ,do Ministério da Cultura.

Às 12h30, haverá intervalo para almoço, que será animado pela Orquestra da Vila Velha. No turno da tarde, ocorrerão mini-plenárias das 14h às 17h, com um breve intervalo das 16h às 16h15.

As atividades do último dia de Conferência acontecem no sábado (13), a partir das 9h, com as mini-plenárias. Às 10h30, haverá a “Plenária de Priorização e Aprovação das Propostas”. Como na sexta-feira, o almoço será às 12h30 e contará com apresentação do Grupo Fanfarra. À tarde, a partir das 14h, ocorrerá a eleição dos Delegados. O encerramento será às 17h, com apresentação de DJ. Todas as atividades da plenária municipal exigem inscrição prévia.

A V Conferência Municipal de Cultura faz parte da III Conferência Estadual de Cultura do Ceará e da III Conferência Nacional de Cultura. É realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura.

Sobre Eduardo Nivón Bolán

Doutor em Antropologia, é professor do Departamento de Antropologia da Universidade Autônoma do México, coordenador do curso de Pós-Graduação em Políticas Culturais e Gestão Cultural. Integrante do Programa Cultura Urbana, dirigido por Néstor García Canclini, onde desenvolve estudos sobre o consumo cultural, cultura urbana, movimentos sociais e política cultural, além de desenvolver trabalhos como assessor e investigador para o México, Guatemala, Costa Rica e Espanha.

Dentre suas funções como assessor de projetos governamentais para a cultura destaca-se: missão da Unesco para avaliar a criação do Ministério da Cultura do Estado Dominicano, participação do estudo do capítulo sobre cultura para o Plano de Desenvolvimento Urbano Mexicano, Elaboração da Memória das Atividades do Conacult, dentre outras.

Serviço

V Conferência Municipal de Cultura

Abertura: Quinta-feira (11), às 19h, no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Nogueira Acioli e Gonçalves Lêdo – Centro). Aberto ao público.

Dias 12 e 13: Condomínio Espiritual Uirapurú (CEU) – Av. Alberto Craveiro, 222 – Castelão. Todas as atividades da plenária municipal exigem inscrição prévia.

Programação

Fonte: Prefeitura de Fortaleza