Acidente que matou 6 em Paris foi provocado por falha no sistema

O descarrilamento de um trem na sexta-feira (12) a 40 quilômetros ao sul de Paris, França, que matou seis pessoas, foi provavelmente provocado por uma falha no sistema de mudança de trilhos, explicou a companhia ferroviária neste sábado (13). No momento do acidente de trem, registrado na estação de Bretigny-sur-Orge, pelo menos 350 passageiros viajavam na composição.

"Uma eclissa" –uma espécie de clipe de aço que liga dois carris– "se desprendeu" e saiu do local, detalhou Pierre Izard, gerente geral de infraestrutura da companhia SNCF. De acordo com o especialista, a peça "foi parar no centro do sistema de agulha, o que impediu a passagem normal das rodas do trem, provocando seu descarrilamento".

O trem, que fazia o percurso Paris-Limoges (centro) também deixou mais de 70 feridos, nove em estado grave. Todas as estações ferroviárias da França realizaram um minuto de silêncio ao meio-dia deste sábado em homenagem às vítimas da catástrofe.

Guillaume Pepy, presidente da SNCF, anunciou que as 5.000 eclissas existentes na rede ferroviária de todo o país passaram por revisão.

Com agências