Sindjorce convoca categoria para participar de processo eleitoral

Nos dias 16, 17 e 18 de julho, os jornalistas cearenses e brasileiros elegerão, pelo voto direto e secreto, a nova direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), da FENAJ, Comissão Estadual de Ética e Comissão Nacional de Ética. Também haverá eleição para as direções dos Sindicatos de Jornalistas de PE, GO, RS, RN, AC, BA, SE, DF, MS, TO, Município do Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Londrina.

A organização da eleição no Ceará estará a cargo da Comissão Eleitoral, formada pelos jornalistas Fátima Leite, Marília Rabelo, Waleska Thompson, Luca Vianni e Lílian Andrade, eleitos em assembleia da categoria.

Concorrem à eleição do Sindjorce a chapa 1, "Jornalistas Unidos, Sindicato Forte!", liderada pela atual presidente em exercício do Sindjorce, Samira de Castro, e a chapa 2, "Jornalista: o Sindicato merece +", encabeçada pela ex-secretária-geral do sindicato, Mozarly Almeida. Ambas as candidatas a presidente são empregadas do Diário do Nordeste.

Para a presidente da Comissão Eleitoral, jornalista Fátima Leite, as eleições são a possibilidade de a categoria se manifestar sobre o futuro do sindicato. “Todas as chapas concorrentes devem lembrar que são companheiros de profissão e que essa não é uma disputa pessoal. É um momento institucional, um momento de união da categoria”, enfatiza a presidente.

Quatro urnas fixas, sendo duas no Diário do Nordeste e duas no jornal O Povo, e outras quatro volantes colherão os votos dos eleitores nos dias 16 e 17 de julho. Mais duas urnas fixas serão instaladas na sede do Sindjorce nos três dias de eleição.

Única federação eleita pelo voto direto da categoria

Ao pleito da FENAJ concorrem a chapa 1, "Sou Jornalista, Sou FENAJ!", liderada pelo atual presidente da Federação, candidato à reeleição, Celso Schröder (RS), e a chapa 2, "Luta, FENAJ!", encabeçada pelo jornalista Pedro Pomar (SP). A presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), jornalista Benildes Rodrigues, lembra que a FENAJ é a única federação de trabalhadores no Brasil, e uma das poucas no mundo, que desenvolve um processo eleitoral com a participação direta da categoria.

“Esperamos que os jornalistas deem o exemplo e participem deste processo eleitoral para fortalecer a FENAJ e as lutas nacionais da categoria”, ressalta. “Neste sentido, é importante que todos busquem regularizar suas situações junto aos Sindicatos, não deixando para a última hora”, recomenda.

A CEN lembra aos Sindicatos que, conforme o Regimento Eleitoral da FENAJ, são eleitores os jornalistas sindicalizados até 16 de abril e em dia com a Tesouraria das entidades. No Ceará, 422 jornalistas estão aptos a votar.

Fonte: Sindjorce