UBM é recebida por ministra Eleonora Menicucci

A Ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Política para Mulheres, ligada à Presidência da República, recebeu, na secretaria em Brasília (DF), dirigentes da União Brasileira de Mulheres (UBM), que levaram um convite para sua participação em cerimônia que homenageará os 25 anos da entidade, no dia 12 de agosto no Congresso Nacional, como reconhecimento da trajetória de luta da UBM.

A homenagem foi proposta pela Senadora Vanessa Grazziotin e pela Deputada Federal Jô Moraes. A UBM foi fundada em 06 de agosto de 1988 no vigoroso Congresso em Salvador (BA) que contou com a participação de 1200 mulheres e que deixaram na memória para os dias atuais a necessidade de prosseguir a batalha por um país de mulheres e homens livres.

O encontro com a ministra, ocorrido na quarta-feira (10), também tratou de outros pontos como a Reforma Política, considerado pela UBM como um instrumento importante para a participação igualitária das mulheres nos espaços de poder e decisão, cuja proposta recebeu um reforço importante com a divulgação da pesquisa realizada pelo IBOPE e Instituto Patrícia Galvão e divulgada nessa terça feira (9). A pesquisa que foi apresentada na SPM, na terça-feira (2), demonstra entre diversos pontos que 71% dos entrevistados consideram a reforma política muito importante, para garantir que 50% de homens e 50% de mulheres estejam nas listas de candidaturas dos partidos. E ainda 74% dos entrevistados acreditam que só há democracia de fato com a presença de mais mulheres nos espaços de poder e de tomada de decisão.

A ministra Eleonora informou que a SPM, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado (Vanessa Grazziotin) e a coordenação da Bancada Feminina da Câmara (Jô Moraes), editarão uma cartilha com o tema mulheres na política. E que após a divulgação dos resultados da pesquisa Mais Mulheres na Política, a SPM esteve com a Ministra Presidenta do TSE, Cármen Lúcia, para falar do assunto e para pensar em estratégias para estimular as mulheres a ampliarem sua participação nos partidos políticos e nas chapas eleitorais.

Na ocasião, representantes da UBM destacaram a importância da realização de audiência do movimento feminista coma a presidenta da República, inclusive para debater a Reforma Política e o Plebiscito, tema da mais alta importância para a organização de mulheres, na medida em este tema acompanha toda a trajetória da organização.

Também foi informado à ministra que a UBM tem realizado manifestações para barrar o PL (478/2007), chamado como Estatuto do Nascituro. Este não pode ser pautado pelas causas religiosas, entendendo que o Estado no Brasil é laico. A UBM se colocou à disposição Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) para as ações em defesa da autonomia das mulheres.

Ao final, as representantes da UBM também conversaram com a Ministra sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e entregaram cópia de relatório elaborado pela dirigente nacional da UBM, Luciana Bernardes, do Espirito Santo, solicitando apoio da Ministra para que o Ministério das Relações Exteriores possa intervir no caso da estrangeira de origem portuguesa – vítima de violência domestica – que precisa voltar para seu país com seus filhos.

Na avaliação das dirigentes da UBM, a audiência foi positiva, com avanços em pautas de interesse para a luta das mulheres. Estiveram presentes no encontro com a ministra a coordenadora nacional da entidade, Elza Maria Campos, Lucia Rincon, que representa a UBM no CNDM, Beatriz Helena Matté Gregory, coordenadora geral de Esportes da SPM, Valesca Leão, secretária Adjunta da Secretaria de Mulheres do Distrito Federal e Santa Alves de Oliveira, da UBM-DF.

Fonte: UBM  (texto e foto)