Arraiá da Capital começou nesta quinta-feira

 

 As arquibancadas lotadas de um público de aproximadamente duas mil e quinhentas pessoas prestigiaram as Quadrilhas Infantis – uma inovação nas categorias deste 21º Arraiá da Capital 2013. Os pequenos quadrilheiros levaram o público ao delírio na primeira noite do evento que aconteceu nessa quinta-feira, 18, no Complexo Esportivo Ayrton Senna, em Taquaralto.



Abrindo o Arraiá, as quadrilhas “Já Vim Já Vou Mirim”, “Caipiras do Borocoxó Infantil”, “Coronéis Kids”, “Cafundozinha” e “Pé-de-Moleque” são versões mirins das clássicas “Já Vim Já Vou”, “Caipiras do Borocoxó”, “Coronéis da Sucupira”, “Cafundó do Brejo” e “Raízes do Meu Tocantins”, respectivamente, que adotaram nomes alusivos ao universo infantil nesta nova categoria.



“A ideia de inserir a categoria Quadrilhas Infantis surgiu do anseio de fomentar a formação de novos quadrilheiros em Palmas que já tem o Arraiá da Capital como festa tradicional”, explicou a Diretora de Convênios da Fundação Cultural de Palmas, Luciane de Marque.



Apesar de não concorrerem à premiação, os “quadrilheirinhos” demonstraram muita euforia e levaram as apresentações a sério, demonstrando que não estavam ali apenas para se divertirem, mas para exibir um trabalho de meses de ensaio.



Empolgado e ao mesmo tempo apreensivo, o animador da “Coronéis Kids”, o estudante de 17 anos, Mingau, declarou: “Não vamos tirar de letra, vamos tirar de número porque seremos a número 1”. E, ao final da apresentação disse: “A apresentação foi ótima, fomos bem recebidos e aplaudidos pela galera, isso nos emociona e realmente importa”.



Emocionado, o pai da estudante de 11 anos, Sara Brun, o locutor Ted Brun disse que a filha entrou de última hora na “Cafundozinha” e só pôde ensaiar uma vez. “Não tenho palavras para descrever a emoção de estar aqui hoje prestigiando a minha filha neste evento belíssimo. É disso que precisamos: incentivo ao folclore, à música, artes em geral para livrar nossas crianças das drogas e essa nova estrutura que a Prefeitura fez é dinheiro bem gasto”, concluiu.



Famoso quadrilheiro de Palmas que neste ano participa da organização do evento, o diretor de Difusão Cultural da Fundação Cultural de Palmas, Cláudio Maranhão, diz que estar do outro lado é muito enriquecedor e gratificante. Segundo ele, dessa forma, se percebe que a atual gestão tem interesse em fortalecer esta festa tão linda e tradicional da cidade. “É outro sentimento, não menos emocionante já que é uma área que domino e sei que posso contribuir com meus conhecimentos. Estou muito feliz com o resultado que tivemos, com a receptividade do público e seu respaldo”, argumentou.



Barracão do Forró

A grande estrutura encantou quem passou por lá. Palco para show, arena das quadrilhas, barracas de comidas típicas padronizadas e a volta do famoso Barracão do Forró, com o bom e velho forró pé de serra, durante todo o evento.



Há dois anos fora da programação do Arraiá, o Barracão foi um dos grandes atrativos da primeira noite de festa. A técnica de enfermagem que mora em Brasília e está passando as férias em Palmas, Crisângela Gomes, não perdeu tempo e caiu na folia ao lado das filhas e sobrinhas. “Fazia três anos que não vinha ao Arraiá, e este ano a estrutura está ótima e o Barracão do Forró, melhor ainda”, elogiou.



 

Isis Coutinho