Palestinos decidem recusar negociação sem definição de fronteiras

O secretário de Estado dos EUA John Kerry viaja à Cisjordânia nesta sexta-feira (19) para reunir-se com dirigentes palestinos, que rechaçaram a sua proposta para a retomada das negociações com Israel, apresentada nesta quinta (18) ao presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, na Jordânia. Os líderes palestinos decidiram que a retomada das negociações só ocorrerá após uma aceitação por escrito, do governo israelense, sobre as fronteiras do Estado independente.

Colônias israelenses - Arsip

Os membros do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e do Conselho Revolucionário do Fatah (partido maioritário na OLP) decidiram que o retorno às conversações com Israel depende da definição das fronteiras, medida há tanto postergada.

A reivindicação palestina é pelas fronteiras reconhecidas antes da Guerra dos Seis Dias, de 1967, quando Israel ocupou vastas porções de territórios árabes. Além disso, a recusa israelense de cessar a construção de colônias judias em territórios palestinos e do muro de “separação”, que toma da Cisjordânia ainda mais territórios, foi o principal motivo dado pelos palestinos para rechaçar a proposta de negociação.

Abbas reuniu-se nesta quinta (18) com o Comitê Executivo da OLP após o seu encontro com Kerry, para expor os resultados das conversas com o norte-americano na terça (16) e quarta (17), na capital jordaniana, Amã.

Ministros da coalizão formada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, como Naftali Bennet, representante de grupos de colonos e contrário ao estabelecimento do Estado da Palestina independente têm reiterado não haver uma posição oficial do governo sobre a solução do conflito, embora continue apoiando a expansão de colônias em territórios palestinos.

“Nos vimos forçados a recusar a retomada das negociações devido ao fato de que Israel nega-se a congelar a construção de assentamentos paramilitares na Cisjordânia e em Jerusalém Leste”, afirmou o membro do Comitê Executivo da OLP, Wasel Abu Yussef.

O líder da equipe de negociações palestino, Saeb Erekat, já tinha afirmado a disposição dos palestinos de retomarem as conversações com Israel sem precondições, ressaltando que o congelamento das construções de colônias e a libertação de prisioneiros detidos por Israel e que já deviam estar livres segundo acordos anteriores não são condições palestinas, “mas obrigações israelenses”.

Com agências,
Da redação do Vermelho