UBM completa 25 anos de lutas em defesa dos direitos das mulheres

A União Brasileira de Mulheres (UBM) comemora 25 anos de luta. Para marcar a data, haverá homenagem no Senado Federal, atos comemorativos nos estados e jantar nacional para as ubmistas. Além disso, uma logomarca foi feita especialmente para as comemorações.

Logomarca UBM 25 anos criada por Marcelo Mauricio Duarte

No dia 5 de agosto, a trajetória de lutas da União Brasileira das Mulheres (UBM) completará 25 anos. A data – representativa para as ubmistas e para todas as mulheres brasileiras – será comemorada durante o próximo mês em todo o país. E, como reconhecimento do seu histórico emancipacionista, a UBM receberá homenagem do Senado Federal, por meio da senadora Vanessa Grazziotin/PCdoB (AM), e da Câmara Federal, via mandato da deputada federal Jô Moraes/PCdoB (MG). A sessão solene será realizada em Brasília, no dia 12 de agosto, às 10hs, no Plenarinho do Senado.

O gabinete da Senadora Vanessa e da Deputa Federal Jô Moraes, bem como a coordenação estadual da UBM-seção Brasília, a secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amância Ferreira, e a UBM nacional estarão unidas em comissão de apoio para a realização deste ato histórico no Senado. Segundo a coordenadora nacional da UBM, Elza Maria Campos, o objetivo da homenagem é marcar a data com uma reflexão sobre o caminho percorrido ao longo de mais de duas décadas e relembrar desafios superados e conquistas consignadas em leis.

“Muita coisa ainda precisa se tornar realidade na vida das mulheres, em especial para aquelas que moram mais distantes do alcance do Estado e das políticas públicas. A efetivação de políticas públicas que possibilitem o atendimento às mulheres em situação de violência, o atendimento na rede de saúde, o acesso à educação, a reforma agrária, a reforma urbana, o direito à comunicação e a luta por um novo projeto nacional de desenvolvimento que garanta o avanço da igualdade social e das liberdades políticas, a aprovação de uma reforma política que coloque a perspectiva real de empoderamento das mulheres ampliando sua participação e avanços na conquista dos espaços de poder e decisão, dentre outros, ainda demandam muita luta”, elenca Elza Maria.

Nestes 25 anos, não se pode deixar de destacar que a UBM foi uma grande protagonista em momentos importantes na história do feminismo e da política brasileira. Levantando a bandeira da entidade, mulheres de todo o país vêm escrevendo capítulos marcados por conquistas que culminaram com avanços nas políticas de gênero do país. “Estas conquistas estão consignadas na eleição do primeiro presidente operário e de uma mulher de esquerda para o comando do principal posto da República. Podemos dizer que nos últimos dez anos a mulher brasileira obteve avanços em sua busca por igualdade, que devem ser creditados à persistência de luta das mulheres, de seus movimentos feministas. A inserção das mulheres nas várias instâncias de poder ainda se mostra tímida. Mas, a luta das mulheres galgou algumas conquistas nos últimos dez anos, como a criação, no governo Lula, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Lei Maria da Penha, o Programa Nacional de enfrentamento à Violência contra a Mulher, coordenado pela SPM, a
PEC das/os empregadas/os domésticas/os, que a nosso ver deverá proteger e ampliar o trabalho das trabalhadoras domésticas em um país cujas relações sociais e culturais remontam ao período colonial e da herança do trabalho escravo”, enfatiza Elza.

Comemorações

Para marcar as festividades dos 25 anos da UBM, além das atividades que ocorrerão no Congresso Nacional, a entidade organiza para o dia 26 de agosto, o jantar nacional para todas as ubmistas na cidade de São Paulo. Também estão programados para todo o mês de agosto atos em todas as UBM’s estaduais. Estão previstas realizações de sessões solenes em Câmaras de Vereadores ou em Assembleias Legislativas, participação em debates de Rádios e TVs, panfletagem nas ruas, dentre outros.

Trajetória de vitórias

A UBM nasceu em 1988 no vitorioso e vigoroso Congresso ocorrido em Salvador (BA) que contou com a participação de 1200 mulheres. Estas deixaram na memória para os dias atuais a necessidade de prosseguir a luta por um país de mulheres e homens livres. O histórico construído ao longo desses anos não é apenas em defesa das mulheres, mas de solidariedade às grandes lutas da sociedade contemporânea tais como a redemocratização o país, a defesa intransigente dos direitos dos afrodescendentes, dos trabalhadores rurais, dos LGBT’s (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), dos idosos, dos indígenas, dentre outras muitas bandeiras. “O resultado dessa atuação é um reconhecimento, em nível nacional, de que a UBM é uma das maiores entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres no nosso país”, finaliza Elza.

Fonte: UBM