Ainda em patamar elevado, desemprego em Portugal cai para 17%

A taxa de desemprego em Portugal recuou pelo segundo mês consecutivo, baixando em junho para 17,4% da população ativa. O número de pessoas que estão fora do mercado de trabalho continua em níveis historicamente elevados, com a taxa de desemprego em um valor idêntico ao do final do ano passado. A contabilização foi publicada pela agência europeia de estimativas, a Eurostat, nesta quarta-feira (31).

Nas contas do Eurostat, havia em junho 923 mil desempregados em Portugal, menos nove mil do que no mês anterior, mas 62 mil a mais do que um ano antes.

Leia também:
Jovens sem emprego: Métodos conflitantes confundem dados europeus

O instituto estatístico europeu calcula a taxa de desemprego para Portugal tendo em conta as últimas estatísticas do Instituto Nacional de Estatística (que só publica dados trimestrais) e a evolução do desemprego registrada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Nos três primeiros meses do ano, a taxa situou-se em 17,6% da população ativa, avançou para 17,8% em abril, recuou para valores de março no mês seguinte, para agora descer para 17,4%.

Para a descida ligeira do desemprego, já observada em maio, terão contribuído os efeitos do emprego sazonal de Verão, mas será preciso aguardar pela publicação das estatísticas trimestrais do INE para se fazer uma leitura mais completa dos dados.

Entre os jovens (a população até 25 anos) havia 41% de desempregados (164 mil pessoas, menos seis mil do que no mês anterior).

Ao contrário da tendência europeia, regisrtava-se em junho mais desemprego entre os homens do que entre as mulheres. Segundo o Eurostat, 17,5% da população masculina não encontrava lugar no mercado de trabalho, enquanto entre a população feminina a taxa situava-se em 17,3%.

Tanto na zona euro como no conjunto dos 28 países da União Europeia, o nível de desemprego manteve-se inalterado entre maio e junho. No espaço da moeda única a taxa correspondia a 12,1% da população ativa; já na UE, havia 11% de desempregados.

Fonte: Público