I Love Jazz em Brasília

A programação deste ano conta com atrações nacionais e internacionais que dedicam seu trabalho ao jazz clássico, estilo dançante e popular, que vigorou entre as décadas de 1920 e 1940. Estilo esse que o I Love Jazz privilegia desde sua primeira edição, em 2009.

“Um mundo de jazz”, o eixo central da programação, remete à diversidade do ritmo. “São várias atrações de diferentes locais que se encontram nessas duas cidades para fazer o nosso mundo de jazz, com toda a comunidade envolvida nesse tópico específico”, destaca o diretor geral e curador do evento, Marcelo Costa. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.

“Nós mantivemos a mesma filosofia nesses cinco anos de festival e acho que tem dado certo. Até mesmo porque a maioria dos festivais de jazz, não só do Brasil, mas do mundo inteiro, são bem amplos e trabalham com músicas que não são exatamente deste estilo. Então esse é o nosso diferencial, e quem busca esse tipo de música vai encontrar no I Love Jazz”.

Uma das novidades desse cardápio jazzístico é a banda Orange Kellin’s New Orleans DeLuxe Orchestra, que apresenta pela primeira vez no Brasil os clássicos do jazz desde seus primeiros tempos até a década de 1920. Mais do que recriar as gravações da época, o grupo trabalha o estilo tradicional de Nova Orleans com arranjos elaborados e improvisações. “Eles tocam arranjos originais de um jazz muito primitivo, de quando o estilo estava começando, por volta da década de 1910, ou seja, um pouco antes do jazz estourar para o mundo”, pontua o curador do festival.

Também pela primeira vez no festival, a Butch Miles and The Jazz Express Big Band traz para o Brasil a técnica e destreza criativa do líder e baterista da banda, além da energia inesgotável de quem já gravou mais de 100 álbuns. A multiartista Niki Haris é outra estreante nos palcos do I Love Jazz. Ela, que já produziu trilhas de filmes como “Anastasia”, “Corina, uma Babá Perfeita”, traz sucessos de discos como “Live at Agape”, “In His Hands” e “Down Home Blues”.

A programação completa pode ser acessada pelo www.ilovejazz.com.br