Projeto leva dança para escolas de bairros populares em Salvador

O projeto NÓs Periféricos pretende difundir, democratizar e publicizar o acesso à dança nas escolas públicas dos bairros de Alagados, Cajazeiras, Plataforma e Bairro da Paz, todos em Salvador. As atividades são gratuitas e contemplam a apresentação do espetáculo Nó e a realização de oficina de criação em dança.

Ao longo do mês de agosto, em um final de semana para cada local, as sextas-feiras serão para assistir à montagem, no turno vespertino, e os sábados pela manhã para a atividade formativa. A iniciativa tem apoio através de premiação no edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Em Alagados, o NÓs Periféricos ocupa o Espaço Cultural Alagados nos dias 02 e 03/8. Em Cajazeiras, a sede do projeto será a Escola Estadual D. Leonor Calmon, nos dias 9 e 10. Já em Plataforma, o Colégio Estadual de Plataforma recebe o espetáculo e a oficina em 23 e 24 de agosto.

Por fim, o Espaço Avançar do Bairro da Paz encerra as ações nos dias 30 e 31. A proposta é estimular a relação entre arte, comunidade e processos pedagógicos tendo a dança como propulsora dos encontros, diálogos e reflexões sobre emergências do mundo atual, sobretudo no que diz respeito à relação entre o corpo e a tecnologia.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da SecultBA