Terceirização: Mobilização contra o PL 4330 ganha força

Nesta terça-feira (06/08), trabalhadores, sindicatos e centrais sindicais, entre as quais a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), realizaram manifestação no bairro Stiep, em Salvador, para protestar contra o Projeto de Lei nº 4330, que amplia a terceirização dos trabalhadores. Na oportunidade, outras bandeiras foram levantadas, como salários justos e melhores condições de trabalho.

“É pela nossa insatisfação que estamos fazendo a paralisação. Os acordos propostos até então são irrisórios, além disso, não aceitamos retrocesso no processo democrático”, ressalta o presidente da CTB-BA, Aurino Pedreira.

O ato aconteceu em frente a sede Federação das Industrias do Estado da Bahia (Fieb). O projeto, de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-MG), traz ainda a possibilidade de flexibilizar e reduzir direitos trabalhistas garantidos na CLT e na Constituição Federal.

A manifestação também teve o objetivo de pressionar o Congresso Nacional a atender a pauta dos trabalhadores, que inclui o fim do fator previdenciário e a redução da jornada para 40 horas sem diminuição de salários.

Votação
O PL 4330 será votado no Congresso Nacional ainda este mês. A previsão é de que novos protestos aconteçam e que, no dia 30 de agosto, seja realizada uma grande mobilização nacional com greves e paralisações.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro