Jandira busca ajuda para localizar família de deputados cassados 

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), autora do projeto que devolve o mandato aos deputados comunistas cassados em 1948, está fazendo um apelo para localizar os familiares de todos os 14 parlamentares. Segundo ela, "o projeto reconstrói essa parte da trajetória política da Esquerda, mas possibilitar que todos os familiares de todos os parlamentares estejam presentes na sessão solene será incrível".

Jandira busca ajuda para localizar família de deputados cassados

A Sessão Solene de Devolução Simbólica dos mandatos dos Deputados Cassados em 1948, será realizada às 14h30 da próxima terça-feira (13). A entrega dos mandatos contempla todos aqueles que lutaram pelas bandeiras do comunismo, da justiça social e da igualdade na História do Brasil.

Para localizar os familiares de sete dos 14 deputados, a deputada lançou uma carta aberta, onde pede ajuda para localizar os demais. Os deputados que não tiveram seus familiares localizados são Abílio Fernandes, Agostinho Dias de Oliveira, Alcedo Morais Coutinho, Claudino José da Silva, Francisco Gomes, Gervásio Gomes de Azevedo e Osvaldo Pacheco da Silva.

O Partido Comunista do Brasil (PCB) teve, no governo Gaspar Dutra (1946-1951), seu registro cancelado e seus 14 deputados, eleitos para a Assembleia Constituinte de 1946, foram cassados. A Câmara dos Deputados recupera agora a história desses parlamentares com a devolução simbólica de seus mandatos.

Para Jandira Feghali, “(A devolução dos mandatos é) Uma homenagem à luta pelos direitos humanos daqueles que tiveram seus próprios direitos suspensos”. Entre os deputados que receberão a homenagem e tiveram familiares localizados estão o escritor Jorge Amado, Carlos Marighella, Maurício Grabois Henrique Cordeiro Oest, Gregório Lourenço Bezerra, José Maria Crispim e João Amazonas, símbolos da luta contra a Ditadura Militar.

De Brasília
Márcia Xavier