Reitores pedem verbas para universidades estaduais e municipais 

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) acompanhou, nesta quarta-feira (7), a delegação da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), no encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os reitores reivindicam maior apoio do Governo Federal a essas instituições. 

Inácio quer votação da PEC dos procuradores municipais no Senado - Agência Senado

O presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), João Carlos Gomes, informou que existem no país 41 universidades estaduais e municipais, frequentadas por 700 mil alunos.

“Nossas universidades concentram mais de 70% das graduações e pós-graduações do ensino público no interior e, apesar de contarmos com o apoio dos governos municipais e estaduais, é muito difícil dar conta de nossas tarefas se não houver contrapartida mais justa do Governo Federal”, afirmou. Ele também destacou a atuação do senador Inácio, “um parceiro nosso nesta luta”.

Inácio destacou a importância dessas universidades ao levar o ensino superior para o interior do país, a exemplo da Universidade Estadual do Ceará (UCE), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE). “Precisamos amolecer o coração do Ministério da Educação para que invista mais, apoiem mais, essas instituições”, conclamou Inácio.

O senador Renan garantiu o apoio do Senado na defesa da educação pública de qualidade. “Vamos somar forças para conseguir conquistas no encaminhamento dessas reivindicações”, afirmou o presidente do Senado.

Na oportunidade, a reitora da URCA, Antonia Otonite de Oliveira Cortez, presenteou o senador Renan com material da Pró-Reitoria de Extensão e Geopark Araripe e do 1º Seminário Internacional Cultura da Sustentabilidade: Perspectiva na contemporaneidade.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda