TAM: João Ananias faz apelo para evitar demissões

O anúncio de demissões de quase mil funcionários feito pela Companhia Aérea TAM, logo após o fim da alta estação turística, é um rico exemplo de falta de compromisso com os trabalhadores. A denúncia foi feita pelo deputado federal João Ananias (PCdoB-CE), nesta quarta-feira (07/08), na Tribuna da Câmara. Na ocasião, ele fez um apelo ao Ministro da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco e ao Governo Federal para que evitem que a ameaça se concretize.

João Ananias também encaminhou requerimento ao Ministro Moreira Franco solicitando informações e quais medidas serão tomadas sobre a demissão de funcionários da TAM. "Com minha denúncia busco evitar que se configure esta insanidade. A ação contra aqueles que não têm compromisso com o Brasil e o seu povo precisa ser enérgica. Este é o apelo que faço”, destacou.

Discurso na íntegra

Venho a esta Tribuna hoje para denunciar a postura da empresa aérea TAM que anunciou publicamente a possível demissão de quase mil trabalhadores. É inaceitável isto sem que se encontre qualquer motivação plausível. O argumento da alta do dólar é zombar da nossa inteligência, pois querem transformar um ato pleno de oportunismo, numa consequência da economia do País.

É importante que a população saiba que a TAM, como as demais companhias aéreas que atuam no Brasil, não tem qualquer razão para adotar medidas absurdas como esta, levando-se em consideração o preço exorbitante das passagens aéreas, demonstram o quão absolutas, sem qualquer controle por parte da ANAC ou qualquer outra entidade, sobre essas companhias.

Ainda é oportuno colocar o péssimo serviço prestado por elas aos usuários, com atrasos e cancelamentos de voos, sem dar qualquer satisfação aos passageiros. Como já afirmei aqui em outros pronunciamentos, a Gol transformou o desconfortável interior de suas aeronaves num balcão de vendas, num profundo descaso com aqueles que pagam caríssimo pelas passagens aéreas.

No caso das demissões da TAM, caso sejam efetivadas, ocorreriam logo após a alta estação turística no País, o mês de julho, quando todos os voos estiveram lotados em todos os destinos. Como se explica esta atitude? É claro que é um rico exemplo de falta de compromisso com os trabalhadores, por priorizarem apenas os lucros.

Com minha denúncia busco evitar que se configure esta insanidade e clamo aqui pelo MINISTÉRIO DA AVIAÇÃO CIVIL para que a ANAC e pelo próprio Governo, não permitam que isto venha a acontecer. A ação contra aqueles que não têm compromisso com o Brasil e o seu povo, precisa ser enérgica. Este é o apelo que faço. Acompanha este pronunciamento um requerimento ao Sr. Ministro Moreira Franco solicitando informações e quais medidas foram ou serão adotadas.

Era só Sr. Presidente.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)