Encontro Estadual tem participantes de todas as regiões

 

Encontro Estadual sobre 13° Congresso no Tocantins

Teve iníco na tarde deste sábado o Encontro Estadual do PCdoB Tocantins para lançamento do 13° Congresso no estado. A reunião começou com a exposição do presidente estdual Walter Balestra a respeito dos problemas relacionados á construção da Conferência Municipal de Palmas, que tem parte dos membros do Comitê declararam afastamento do Partido. Em seguida o presidente fez a exposição sobre a conjuntura política, lembrando a situação nacional com inumeros fatos que novamente colocam a política na ordem do dia. Sobre as iniciativas da oposição de colar a rejeição ao Governo Federal nas passeatas não pegou justamente por serem eles também responsáveis pela situação social brasileira como um todo. Sobre o Tocantins o presidente lembrou que a eleição do ano que vem começa a ser decidida com as filiações das lideranças ainda este ano, até 30 de setembro.

Neste sentido o presidente relatou os convites a lideranças estaduais detentoras e não de mandatos, com vistas a montagem de uma chapa de deputados na eleições vindouras. Por fim o presidente relatou a iniciativa suprapartidária te constituição de um bloco de partido comprometidos com um projeto alternativo para o Tocantins, com PCdoB, PP e PT como núcleo, estes partidos deverm se propor em pautar a política tocantinense na base de projetos e não discussão de pessoas ou sobrenomes como em outras eleições recentes. Por fim ele também convidou os dirigentes municipais a se engajarem no projeto de convidar lideranças locais para se filiarem ao PCdoB.

Aberto o debate os camaradas se manifestram opiniões sobre a conjuntura do Brasil e do estado. No geral apontando acerto do Partido nas movimentações políticas sobre convites a lideranças e também sobre a manutenção de um discussão suprapartidária desenvolvidas com PP e PT para o ano que vem. No geral os camaradas mostraram preucupação central com a construção do Partido entre trabalhadores e outros centros de atuação comunista como intelectualidade e juventude onde a UJs cumpre papel destacado no cenário tocantinense a cerca de uma década. Também foi lembrado o papel destacado do Partido na eleição de 2012 na Capital Palmas com Carlos Amastha do PP que têm, segundo o próprio prefeito, na contribuição do PCdoB um apoio diferenciado.

O veterano de PCdoB-TO, Chico Pimentel, lembrou a diferença entre o PCdoB e outros partido, falando principalmente sobre o abandono aos projetos pessoais que deve ser fato para todo indivíduo que se filia ao PCdoB e que quer verdadeiramente transformação social e lutar por uma sociedade mais justa. O pastor Esdras lembrou o segmento religioso na política, o papel que os evengélicos cumprem na sociedade brasileira e que podem também trazer novas experiências ao Partido que deve ser um grande local de abrigo político a este segmento muito importante da vida social. Finalizando os debates sobre conjuntura o presidente estadual apontou que as bases ideológicas Partido estão muito consistentes desde 1922 e que na política o projeto deve ser muito flexivel e que o Partido deve estar sempre preparado para adequar seu projeto político à realidade imediata o que ajudará ao desenvolvimento da tarefa política.

Dos dirigentes particiapantes se destacam pela distância de deslocamento o presidentes do partido em Esperantina, Cabo Silva, e também o presidente do Partido em Itacajá, Sinésio da Paixão. que também foi cadidato a deputado estadual em 2010. Cerca de trinta dirigentes de Palmas e de seis cidades do interior participam do evento que vai continuar neste domingo a partir das 9 horas da manhã com debates sobre a Participação Institucional do PCdoB no Tocantins e também sobre o processo organizativo do 13° Congresso. Por fim os membros do Partido em Palmas se reuniram para decidir sobre o processo de Conferência na Capital.