Governador parabeniza devolução de mandatos dos deputados baianos

O governador Jaques Wagner (PT) parabenizou a Câmara dos Deputados, que promoveu uma entrega simbólica dos mandatos de 14 parlamentares do PCdoB que foram cassados em 1948, entre eles os deputados federais baianos Jorge Amado e Carlos Marighella. A sessão de entrega aconteceu na última terça-feira (13/8), em Brasília.

“Saúdo a Câmara dos Deputados que hoje faz a devolução simbólica dos mandatos parlamentares dos baianos Jorge Amado e Carlos Marighella, cassados em 1948. A conquista, construção e defesa da democracia no Brasil são tarefas cotidianas”, disse Wagner, através da Secretaria de Comunicação (Secom).

O governador defendeu que o contexto atual contribui para a correção das violações dos direitos e que ela deve ser praticada sempre. "Vivemos o mais longo período democrático do país e precisamos estar atentos às injustiças de hoje, de amanhã e também de ontem”, completou.

Para devolver os mandatos, a Câmara anulou a resolução da Mesa Diretora da época, que contrariou a Constituição Federal de 1946, através de uma nova resolução, aprovada no início do ano.

Além dos parlamentares baianos, também foram contemplados Maurício Grabois, um dos fundadores do PCdoB e João Amazonas, todos eles personagens da luta contra a ditadura do Estado Novo (1937-45) e a ditadura militar de 1964-1985.

Os deputados cassados haviam sido eleitos em 1945, empossados para a Assembleia Constituinte de 1946 e deveriam permanecer no cargo até 1950.

De Salvador,
Erikson Walla