Senado homenageia centenário dos bumbás Caprichoso e Garantido 

 O Senado realiza nesta segunda (19), às 11 horas, sessão solene em homenagem aos 100 anos dos bois-bumbá Capricho e Garantido que disputam o Festival Parintins. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que requereu a sessão, diz que a homenagem é mais do que justa por se tratar de um evento que já é patrimônio cultural do Amazonas e do Brasil, além da sua grande repercussão no cenário internacional.

“Ao celebrarmos o centenário de existência dos bumbás queremos mostrar a força da tradição e, ao mesmo tempo, evidenciar a matéria original de que se constrói nosso país”, afirmou a senadora.

Integrantes das duas agremiações estarão no Congresso onde haverá interpretação de toadas, apresentação de vídeo e exposição de fotografias. Na abertura do evento, Zezinho Correa, do grupo musical Carrapicho, cantará o Hino Nacional.

O tradicional Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, que é realizado todos os anos no último fim de semana de junho, começou em 1965, mas apenas no ano seguinte iria iniciar a disputa entre os dois bois, que divide a cidade de pouco mais de 100 mil habitantes entre "vermelhos" (Garantido) e "azuis" (Caprichoso). A festa ocorre no Bumbódromo, que é uma espécie de estádio no formato da cabeça de um boi e com capacidade para 35 mil pessoas.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Vanessa Grazziotin