Peru realiza encontro nacional de solidariedade a Cuba 

O 14º Encontro Nacional de Solidariedade a Cuba terá uma intensa jornada neste sábado (17), no Peru, com uma plenária e debates realizados em diversas comissões, após uma inauguração exitosa. Delegados de todas as regiões peruanas e convidados cubanos se reunirão em uma plenária com Elizabeth Palmeiro, esposa de Ramón Labañino, um dos cinco antiterroristas presos há 15 anos e injustamente condenados nos Estados Unidos. 

14º Encontro de Solidariedade a Cuba no Peru

Elizabeth fará uma exposição sobre o caso dos cinco cubanos presos nos EUA, após a qual o seu compatriota e economista Gladys Henrández, falará sobre a atualização do modelo econômico socialista de Cuba.

O movimento internacional de solidariedade a Cuba será o tema da apresentação de Yeninaira Cárdenas, representante do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, e um informe de trabalho será exposto pelo coordenador do Movimento Peruano de Solidariedade com a Maior das Antillas (Cuba), Francisco Valles.

Posteriormente, se desenvolverá o trabalho nas comissões dedicadas aos temas do bloqueio estadunidense contra Cuba, e a campanha midiática de Washington contra o país caribenho, e a luta pela liberdade dos antiterroristas cubanos nos Estados Unidos. Outras comissões abordarão o papel da juventude na solidariedade a Cuba e sua organização.

O encontro foi inaugurado na noite passada, em um grande ato da Casa de Cultura de Abancay, com a presença do alcaide da província, Noé Villavicencio; a governadora regional (representante do governo central), María Rosado, e a embaixadora de Cuba, Juana Martínez.

Com informações da Prensa Latina