Obras de arte pré-colombianas voltam para o Peru

O governo do Peru recuperou 40 obras de arte em cerâmica da época pré-colombiana, que remontam ao período anterior à chegada dos europeus ao Continente Americano. Os objetos estavam perdidos há 84 anos desde a Guerra Civil da Espanha (1936-1939) e a 2ª Guerra Mundial (1939-1945). As peças foram repatriadas a partir das negociações do Ministério das Relações Exteriores do Peru.

Obras de arte pré-colombianas voltam para o Peru - AFP

As obras de arte em cerâmica fizeram parte de uma exposição, em 1929, em Sevilla, na Espanha. De acordo com informações do governo, as peças pertencem às civilizações Chancay, Chimú, Nazca e Mochica e todos datam dos séculos 1 e 2.

O Ministério das Relações Exteriores do Peru informou que o lote das 40 peças complementa um outro, que foi repatriado em 1958, e que estava no Museu Nacional de Antropologia e Arqueologia da Espanha.

De acordo com pesquisas, as civilizações americanas que viviam no continente até a chegada dos colonizadores europeus mostravam elevado desenvolvimento em vários setores – da arte e arquitetura às ciências. Os astecas, por exemplo, construíram cidades complexas e demonstravam profundo conhecimento de astronomia e matemática.

Fonte: Agência Brasil