Vanessa quer explicação do embaixador britânico sobre brasileiro 

A detenção, por autoridades britânicas, de David Miranda, companheiro do jornalista Glenn Greenwald – responsável por revelar os programas de espionagem dos Estados Unidos com base nos documentos do ex-técnico da CIA Edward Snowden – foi criticada em Plenário nesta segunda-feira (19) pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM-foto).

A parlamentar apresentou requerimentos de moção contra a ação da polícia inglesa e de convite para que o embaixador britânico em Brasília, Alexander Ellis, preste esclarecimentos sobre o episódio no Senado.

Para Vanessa, a ação do governo inglês foi ilegal e tinha como objetivo intimidar Glenn Grenwald, que vive com Miranda no Brasil, para evitar que ele continue divulgando informações do material repassado por Snowden.

David Miranda foi detido por quase nove horas no aeroporto de Heathrow, em Londres, no domingo (18), quando fazia conexão ao voltar para o Brasil vindo da Alemanha. Além de ficar detido, incomunicável, o brasileiro teve confiscados seus equipamentos pessoais – laptop, celular e pen drives.

Miranda estava em Berlim para uma reunião com a documentarista Laura Poitras, que, junto com Greenwald, recebeu, no começo de junho, os documentos secretos fornecidos por Snowden. Sua prisão se deu com base na lei britânica antiterrorismo.

A senadora cumprimentou o jornalista por, já na manhã desta segunda-feira, ter-se pronunciado avisando que não será intimidado e que seguirá divulgando as informações que possui. Ela cumprimentou também o governo brasileiro, por meio do Itamaraty e da Secretaria de Direitos Humanos, por, de imediato, ter divulgado nota condenando a ação do governo inglês.

No requerimento apresentado, a senadora solicita que o embaixador britânico seja ouvido na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A parlamentar disse ainda que o governo brasileiro deveria oferecer algum tipo de segurança ao jornalista que, em sua opinião, está em risco.

CPI da Espionagem

Vanessa Grazziotin lembrou ainda que o Senado aprovou requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que aguarda apenas a indicação de todos os integrantes para que seja instalada.

Na avaliação da senadora, embora a CRE esteja se dedicando a este assunto – várias audiências públicas já foram realizadas, inclusive com a presença de Greenwald – a CPI terá “maiores e melhores condições” de analisar os fatos.

A senadora chamou a atenção para a gravidade do problema, que não consiste apenas na espionagem da qual o Brasil foi vítima, mas da invasão de privacidade de cidadãos comuns e de empresas tendo seus dados acessados de forma ilegal por agentes norte-americanos.

“Precisamos também analisar a capacidade do Brasil de se defender diante dessas ações”, cobrou, ressaltando que, na audiência no Senado, o jornalista afirmou que as informações divulgadas até agora representam apenas uma pequena parte do total do material a que teve acesso e que ainda está sob análise.

Em apartes, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Cristovam Buarque (PDT-DF) reforçaram os pedidos da senadora. Cristovam ressaltou, inclusive, que o assunto deve ocupar boa parte das discussões das reuniões da CRE desta semana. “Nosso governo ainda está tímido diante de tudo isso. Temos de saber o que podemos fazer para que nossa privacidade seja resguardada”, afirmou.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado