João Ananias esclarece ações do BNB sobre dívida de produtores

Nesta quarta-feira (21/08), o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) falou na Tribuna da Câmara sobre os esclarecimentos apresentados pelo Presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Ary Joel Lanzarin, em relação às execuções de dívidas dos pequenos e médios produtores do município de Itapiúna.

No último dia 16, João Ananias destacou no Plenário as denúncias feitas por produtores, que embora sofrendo as consequências da seca, têm de quitar as dívidas com o referido banco. Na ocasião, o parlamentar fez um apelo para que o problema fosse solucionado com urgência.

De acordo com os esclarecimentos de Ary Lanzarin, entre as providências tomadas pelo BNB está a suspensão imediata dos encaminhamentos das cobranças judiciais, das execuções judiciais, bem como o pedido de suspensões de todos os processos em curso, que se enquadrem no Art. 8º da Lei 12.884, até a data limite de 31/12/2014.

Lanzarin também conclama a todos os beneficiários a comparecerem às agências para assinarem o Termo de Adesão à Lei. Esclareceu ainda que emitiu orientações aos escritórios de advocacia e aos advogados terceirizados a requererem a suspensão dos processos enquadrados na lei; que encaminhem Petições às comarcas solicitando a suspensão dos processos enquadrados na referida lei. Além de fazer diligências junto aos Oficiais de Justiça para recolhimento dos mandados já expedidos (Citação, Hasta Pública).

Contam ainda do pacote de medidas a divulgação na mídia regional dos benefícios da lei, com ênfase na zona rural, contatos com os clientes por meio da Central de Relacionamento do Banco e reuniões com parceiros e entidades de classe representativas de produtores rurais para divulgação da lei. O presidente do BNB esclareceu que estão promovendo visitas gerenciais e reuniões em assentamentos, municípios e distritos, além do esforço

Discurso na íntegra

Recebi mensagem do Presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Dr Ary Joel de Abreu Lanzarin, que diante de meu pronunciamento feito aqui dia 16 de agosto, colocando as denúncias apresentadas por agricultores e produtores do meu Estado, o Ceará, no encontro do qual participei no município de Itapiúna. A principal queixa, para relembrar, foram às execuções judiciais das dívidas, em plena seca, que acontece há dois anos no Nordeste. Coloca o que está sendo feito pelo banco, inclusive de forma muito educada e solícita, respondeu a nossas cobranças, como porta voz daqueles sofridos agricultores.

Esclareceu o Presidente, Dr. Ary Lanzarin, que após a aprovação da Lei Nº 12.884 de 19/07/2013, que no seu bojo tratou das questões das dívidas com o BNB, está determinando a suspensão imediata dos encaminhamentos das cobranças judiciais, das execuções judiciais, bem como o pedido de suspensões de todos os processos em curso, que se enquadrem no Art. 8º da Lei 12.884, até a data limite de 31/12/2014.

Ainda segundo o que colocou o Presidente, outras medidas estão sendo praticadas pelo banco: Conclama a todos os beneficiários a comparecerem as agências para assinarem o Termo de Adesão à Lei. Emitiu orientações aos escritórios de advocacia e aos advogados terceirizados, a requererem a suspensão dos processos enquadrados na lei; que encaminhem Petições as comarcas solicitando a suspensão dos processos enquadrados na lei; Diligências junto aos Oficiais de Justiça para recolhimento dos mandados já expedidos(Citação, Hasta Pública). Divulgação na mídia regional dos benefícios da lei, com ênfase na zona rural.

Contatos com os clientes por meio da Central de Relacionamento do Banco e reuniões com parceiros e entidades de classe representativas de produtores rurais para divulgação da lei.

Esclareceu ainda que estão promovendo visitas gerenciais e reuniões em assentamentos, municípios e distritos, além do esforço das agências itinerantes atendendo aos produtores. Estão sendo realizados mutirões nas agências, simplificando os processos de regularização das dívidas e agilização do atendimento.

O banco está autorizando a retirada das restrições junto ao SPC/Serasa de todos os clientes que estão enquadrados na Lei. Entendo que todas estas medidas supra-citadas, atendem as imediatas demandas dos sofridos produtores nordestinos.

Agradeço a atenção do Presidente do Banco do Nordeste, Dr. Ary Lanzarin, que demonstra com sua presteza e sensibilidade, que se encontra a altura do cargo que ocupa. Faço questão de divulgar desta tribuna as ações que estão sendo implementadas, ao mesmo tempo, em que me coloco à disposição do banco e dos produtores, colocando este mandato subordinado aos interesses coletivos da nossa gente.

Era só Sr Presidente.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)