Líderes palestinos pedem interferência dos EUA contra colônias

O secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Abed Rabbo, disse que a equipe estadunidense para as conversações de paz entre os palestinos e israelenses não tomaram qualquer parte nas negociações, até o momento. Rabbo deu declarações à rádio Voz da Palestina, nesta quinta-feira (22).

Colônia israelense - Associated Press

Três rodadas de conversações de paz foram realizadas até o momento, uma em Washington e duas em Jerusalém, desde que os dois lados concordaram, no fim de julho, a retomar as negociações, após três anos sem contatos neste sentido.

O secretário de Estado norte-americano John Kerry nomeou o diplomata veteran Martin Indyk como enviado especial dos EUA para as conversações de paz. Indyk estava em Jerusalém durante as duas reuniões recentes, mas não participou delas.

Leia também:
Palestina: Enviado dos EUA deve ser mais ativo nas negociações
Palestinos debatem internamente sobre negociações com Israel
Israel e Palestina discutem agendas para negociações sem os EUA

Abed Rabbo disse que os estadunidenses não participam nas conversações “devido à posição e exigência israelense”, e que “este é um sinal de como e aonde as conversações estão caminhando se os EUA não conseguirem se impor no processo de paz”.

O secretário-geral da OLP disse que este é apenas um dos problemas, entre muitos outros, como a recente atividade em larga escala da colonização israelense, que considera “muito perigosa para o futuro do processo de paz”.

Ele disse que as negociações perderão qualquer credibilidade devido a esta atividade, porque Israel será visto interpretado como se estivesse usando as negociações como uma cobertura política para as colônias.

“As negociações terminarão com um resultado desastroso, sem qualquer alternativa real, caso a construção de colônias continue juntamente com as conversações”, disse Abed Rabbo; “a situação no terreno não mostra qualquer sinal positivo até o momento”, completou.

Enquanto isso, o presidente Mahmoud Abbas disse a representantes do partido israelense Meretz (“Energia”, classificado como “sionista de esquerda”) que está comprometido com a busca por uma paz abrangente e justa na solução de dois Estados, para estabelecer o Estado independente da Palestina, com Jerusalém como a sua capital.

Nesta quarta (21), Hanane Ashraui, do Comitê Executivo da OLP, teria afirmado que os palestinos podem voltar a recorrer a medidas no âmbito internacional, e denunciar Israel pela incessante construção nas colônias judias em terras palestinas.

"Não se trata apenas de pontos em um mapa, mas de medidas deliberadas e destrutivas que buscam pedir a criação de um Estado palestino", disse Ashraui.

Na sede da Autoridade Palestina, em Ramallah (Cisjordânia), Abbas disse aos representantes que a liderança palestina está interessada no sucesso das negociações com os israelenses, para finalizar o conflito israelense-palestino, mas que as atividades de construção nas colônias “não criam a atmosfera propícia” para as conversações.

Os representantes, a sua vez, afirmaram apoiar a paz entre os povos palestino e israelense, baseada na solução de dois Estados. A líder do partido, Zahava Gal-On, afirmou o apoio do Meretz às negociações, mas não houve informações sobre um aprofundamento na questão sobre as colônias.

Com informações da agência palestina Wafa,
Da redação do Vermelho.