Lula Morais comemora desempenho do Bolsa Família
Durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (22/08), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) comemorou a saída do programa Bolsa Família, após uma década de benefício, de 1,690 milhão de famílias. Os dados foram fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Segundo ele, as pessoas deixaram espontaneamente o programa, após declarar que haviam conseguido obter renda superior a R$ 140 mensais, por pessoa, limite permitido.
Publicado 23/08/2013 10:20 | Editado 04/03/2020 16:27
Ele considerou a notícia “alvissareira”, afirmando que o programa, além de outros fatores como a geração de emprego e o aumento do salário mínimo, trouxe uma mobilidade social no País.
Conforme o deputado, o Bolsa Família deu oportunidade para parte de a população ter acesso à capacitação e qualificação profissional, reduzindo o número de beneficiados. “Fez com que o povo aumentasse seu poder aquisitivo e tivesse condições que só eram para uma pequena parte da população”, argumentou.
O parlamentar disse que a conquista contraria os descrentes do benefício federal. “É uma notícia positiva, porque costumam dizer que esse programa é eleitoreiro; que é para criar pessoas preguiçosas, que não querem trabalhar. Os críticos acham que essas pessoas que passam fome não teriam necessidade de apoio do programa”.
Lula Morais também manifestou satisfação ao saber da instalação de um canteiro de obras para cercar o terreno da refinaria do Ceará e o pedido de Licença Prévia (LP), por parte da Petrobras, para a construção de uma linha de transmissão de energia elétrica de 230kV, partindo da subestação Pecém II, em São Gonçalo do Amarante, até a poligonal do empreendimento, no município de Caucaia. A notícia foi publicada pelo Diário do Nordeste. “São dois movimentos importantes para demonstrar que o andamento da refinaria está acontecendo”, destacou.
Em aparte, o deputado Dedé Teixeira (PT) parabenizou o discurso e endossou os benefícios trazidos pelo programa Bolsa Família. “Milhares de pessoas estão construindo a sua porta de saída. É considerado um dos melhores programas de renda mínima do mundo”.
O deputado João Jaime (PSDB) contestou o andamento das ações para a implantação da refinaria do Ceará. Segundo o parlamentar, “dizer que essa linha de transmissão é o andamento é um exagero, porque não significa nada em relação ao investimento bilionário que é a refinaria”. “O próprio governador e seu irmão já declaram que estamos sendo enganados. É uma enganação. A Petrobras está falida, não tem dinheiro para construir nada”, disse.
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa