Aniversário: Giap, o grande general vietnamita, completa 102 anos

O legendário general vietnamita Vo Nguyen Giap, comemora neste sábado (24) o seu aniversário, com todos os seus compatriotas, completando 102 anos de vida. O herói nacional se mostra satisfeito com o desenvolvimento atual do país.

Recolhido há algum tempo num hospital de Hanói, recebeu a visita do presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Nguyen Sinh Hung, junto a outras autoridades do órgão legislativo.

Sinh Hung lhe informou sobre as realizações do parlamento e as recentes consultas públicas em torno de um projeto de emenda à Constituição de 1992, assinala uma nota oficial.

Reconhecido internacionalmente como um brilhante estrategista militar, conduziu a histórica batalha de Dien Bien Phu em 1954, que pôs fim ao domínio francês na parte norte do Vietnã e criou as condições para um acordo para a reunificação pacífica com o sul, que foi interrompido pela intervenção militar dos Estados Unidos.

 

Giap, considerado um excelente aluno do presidente Ho Chi Minh e destacado chefe do exército, expressou sua confiança em que o governo e o povo do Vietnã se esforçarão para alcançar novos êxitos no desenvolvimento socioeconômico, acrescentou a nota informativa.

Fonte: Prensa Latina