Fernando Morais entrevista Dilma para biografia de Lula

O jornalista e escritor Fernando Morais conversou, nesta sexta-feira (23), por cerca de duas horas e meia com a presidenta Dilma Rousseff para entrevistá-la para seu próximo livro, sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O jornalista vai retratar a vida de Lula entre 1980, quando foi preso, e 2010, fim de seu segundo mandato. 

“Vim falar com ela sobre livro do Lula que estou escrevendo. Não é uma biografia, é um livro que vai da prisão dele, em 1980, até o fim do segundo governo. Estou ouvindo todo mundo que conviveu com ele nesse período, não só na área política, mas também na área sindical, porque o período precede a Presidência. Polícia, gente que o prendeu, todo mundo. E já estava há algum tempo pedindo a ela uma audiência, uma entrevista”, disse Morais ao deixar o Palácio da Alvorada, residência oficial, onde foi recebido.

O escritor ouviu mais de 50 pessoas para compor o relato e tem feito entrevistas com Lula há pelo menos dois anos e meio, período interrompido somente quando o ex-presidente passou por tratamento contra um câncer na laringe, diagnosticado em 2011.

“Estou há dois anos e meio grudado nele, desde antes do diagnóstico da doença eu vinha trabalhando. Paramos uns sete, oito meses quando ele começou a fazer radioterapia e retomamos. Viajei o mundo inteiro com ele, aproveitar viagem de avião ajuda muito, porque você tem muito tempo para conversar dentro, sem telefonema”, disse.

O livro ainda não tem data para ser lançado, mas, segundo Morais, será sua próxima publicação. “O livro está prontinho, só falta escrever”, brincou.

Um dos principais autores de biografias do Brasil, Fernando Morais é autor de livros como Olga, Chatô: o Rei do Brasil, Corações Sujos, A Ilha, e Os Últimos Soldados da Guerra Fria. 

Fonte: Brasil247