"A greve é um instrumento efetivo de conquistas", diz pesquisador

"Grande parte das greves, de modo geral, mais de 70% das greves promove alguma conquista, mesmo que parcial. Greve é um instrumento efetivo de conquistas para os trabalhadores", declarou Rodrigo Linhares, técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), ao debater as as implicações e características dos movimentos grevistas do último ano.
  
Da Rádio Vermelho, com informações da Radioagência NP

O pesquisador apresentou alguns dados extraídos de sua pesquisa “Balanço das greves em 2012” e frisou que o bom momento da economia como um estímulo para a realização de paralisações. 

Ouça também na Rádio Vermelho:
"Os trabalhadores são a força motriz do país", afirmou Adilson

"A diferença de 2012 em relação a 2011 é uma ampliação que a gente percebe. Categorias que tradicionalmente são muito grevistas, como de metalúrgicos, por exemplo, as greves saem de um centro que é de empresas onde já existe uma organização de trabalhadores consolidada e vão para pequenas empresas, onde até então não havia greves ou essas greves eram muito raras", declatou Linhares durante entrevista.

De acordo com a pesquisa, em 2012, o número de greves aumentou em 58% em relação com o ano anterior. Foram 873 mobilizações grevistas no ano passado, sendo 461na esfera privada e 409 na pública. Esta é a maior quantidade de greves desde 1997. Os destaques são as paralisações do setor industrial, que registraram 330; e os servidores municipais, que contabilizaram 227 greves.

Acompanhe a íntegra das declarações na Rádio Vermelho: