Aeronautas vão fiscalizar demissões voluntárias da TAM

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) vai acompanhar o processo de desligamento dos trabalhadores da TAM Linhas Aéreas. Nesta terça-feira (27), a empresa anunciou, em nota, que mais da metade dos tripulantes que participam do Programa de Reestruturação de Adesão Voluntária da empresa aderiram ao Plano de Reestruturação de Adesão Voluntária e Licença Não Remunerada, com aval dos trabalhadores, em assembleia, e do Ministério Público do Trabalho, em acordo firmado na sexta (23).

No total, serão fechados 811 postos de trabalho da empresa sob a justificativa de “alta significativa dos custos” e redução de 12% da oferta no mercado doméstico em 2012, se comparado ao ano de 2011.

A TAM divulgou que houve aceitação do programa por mais de 50% dos tripulantes o que, de acordo com o comunicado, permitiu que a companhia reduza demissões. O ajuste permitirá uma adequação do quadro de comandantes, copilotos e comissários "à realidade operacional em vigor". A empresa garante que outras áreas não foram afetadas.

A licença não remunerada foi oferecida à tripulação de todos os equipamentos. Ela terá validade de um ano e meio, prorrogável por mais um ano. Nos seis primeiros meses, o funcionário licenciado e seus familiares contarão com plano de saúde. Já a demissão voluntária foi oferecida a tripulantes de aeronaves da categoria Airbus 320. Os funcionários que aderiram a ela terão, ainda, direito a uma indenização adicional, além do plano de saúde e de três passagens aéreas.

Até o final desta terça-feira (27), o sindicato da categoria deve divulgar nota sobre o fato.

Deborah Moreira
Da redação do Vermelho