Bebês na barriga da mãe já escutam palavras

Os padrões das ondas cerebrais nos recém-nascidos mostram que eles reconhecem palavras e sons já de dentro do ventre materno, assinalou uma pesquisa da Universidade de Helsinki, Finlândia.

O estudo sugere que a zona cerebral que processa os sons é ativada durante o último trimestre da gravidez, o que permite captar com maior facilidade as ondas sonoras procedentes do exterior, publica a revista científica estadunidense Proceeding of the Nacional Academy of Science.

Nesta etapa, podemos detectar o ritmo de alguns sons como as palavras e a música, explica o neurocientista dessa instituição de pesquisa, Eino Partanen, que acredita que as pessoas formam memórias de sons repetidos, as quais são ativadas cada vez que são ouvidos.

Os estudiosos deram a mulheres grávidas um áudio de palavras para ser ouvido várias vezes por semana, algumas com certo ritmo, além de intervalos musicais, que até o nascimento dos bebês já tinham escutado uma média de 25 mil vezes.

Quando os recém-nascidos ouviram esses sons mostraram sinais neuronais de reconhecimento de várias palavras e inclusive as variações tonais, o contrário aconteceu com bebês nascidos de mães que não ouviram essas gravações.

A equipe de investigação realizou electroencefalogramas para detectar a evolução das funções neurológicas durante a escuta e agregaram que os sinais foram mais intensos naqueles que as escutaram com maior frequência.

Segundo Partanen, estas análises permitem estudar as impressões da memória depois do nascimento dos bebês, o que constitui uma possibilidade para entender seus processos neuronais enquanto estão no ventre materno.

Fonte: Prensa Latina