Governo colombiano e manifestantes negociam pelo fim da greve

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, reuniu-se na tarde da segunda-feira (26) com líderes do movimento camponês do Protesto Nacional Agrário, que há oito dias mantém bloqueios de 28 rodovias no país, provocando o desabastecimento. Foi decidido nesta terça-feira (27) haverá uma mesa de negociações entre o governo e os manifestantes.

Governo colombiano e manifestantes negociam pelo fim da greve - EFE

O presidente reconheceu que seu governo não “cumpriu alguns acordos” e disse querer negociar. “Quero ser muito sincero, neste sentido. Eu soube de uma série de compromissos que havíamos feito e que não foram cumpridos”, admitiu Santos em entrevista coletiva após a reunião.

Santos também se desculpou por ter dito em sua conta no Twitter que o protesto não era nacional. A afirmação causou indignação entre os manifestantes e terminou com maior apoio da população, inclusive de centros urbanos, que hoje à noite fizeram um panelaço em diferentes regiões do país.

Leia também:

Santos tenta minimizar a importância da greve agrária na Colômbia
Colômbia: Santos volta atrás após suspender diálogo com as Farc

Na tarde desta terça-feira, representantes do governo e dos manifestantes discutirão os pontos de reivindicação e uma solução para a greve do setor agrícola. “Esta mesa vai tratar de atender diferentes temas que têm a ver com o custo de insumos, importações, créditos e custo de transporte”, explicou.

O dirigente dos produtores de batata em Boyacá, César Pachón, um dos departamentos mais afetados, disse, entretanto, que os camponeses ainda permanecerão nas rodovias e somente abandonarão os bloqueios quando as negociações forem conduzidas favoravelmente.

O governo enviará representantes e haverá diálogos em três departamentos, Boyacá, Tolima e Nariño. Santos também prometeu que os casos de abuso de violência cometidos por policiais na repressão ao movimento serão investigados.

Fonte: Agência Brasil