Centrais sindicais fazem atos e paralisações nesta sexta

As Centrais sindicais realizam desde o início da manhã desta sexta-feira (30), em todo o país, o Dia Nacional de Paralisações e Mobilizações, ato unitário nacional. No último ato realizada em 11 de julho, cerca de três milhões de trabalhadores cruzaram os braços em todo o país, aderindo às greves e mobilizações em todo o Brasil. Hoje, retornam às ruas pela pauta dos trabalhadores, principalmente contra o PL 4.330, que regulamenta a terceirização, previsto para ser votado na terça-feira (3).


Ato das centrais no dia 11 de julho / Fotos: Deborah Moreira

O conjunto das centrais sindicais, em parceria com trabalhadores de diversas categorias, está programando diversos atos e manifestações para esta sexta-feira (30) – Dia Nacional de Paralisações e Mobilizações.

Trabalhadores de vários segmentos estarão nas ruas de todo o Brasil diante da posição intransigente do governo federal, que não tem negociado as reivindicações que vêm sendo apresentadas pelas centrais.

Mais uma vez, os sindicalistas de todo o país levantaram suas bandeiras, exigindo o fim do fator previdenciário, a regulamentação da terceirização, a redução da jornada de trabalho para 40h semanais, a reforma agrária, o fim dos leilões do petróleo, um reajuste digno para os aposentados, a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, transporte público de qualidade e maiores investimentos públicos na saúde e na educação.

Confira a agenda da mobilização:

Em São Paulo foram agendados dois atos. O primeiro acontece desde às 10h, no Viaduto Santa Ifigênia, no centro da cidade. Um pouco mais tarde, às 13h, uma passeata partirá da Praça da República, também na região central, para que toda a população possa participar da manifestação e se juntar na luta por mais direitos.

No Rio de Janeiro, haverá um ato unificado das Centrais Sindicais, às 15h, na Central do Brasil. Os trabalhadores em Educação das redes municipal, estadual e técnica já estão em greve. Nas Universidades Federais, tanto professores quantos funcionários, vão parar as atividades. Trabalhadores do Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro) farão uma manifestação. Além do ato, apontam a perspectiva de paralisação para o dia todo. No Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) e no Edifício Sede da Petrobras (Edise) haverá atraso na troca de turno. Há perspectivas de atrasos nos turnos de todas as unidades da Petrobrás.

Em Minas Gerais, as centrais realizarão um grande ato público na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, com concentração a partir das 16h. No local, será inaugurado um painel com os nomes dos parlamentares mineiros que integram a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara da Câmara dos Deputados, para que a população possa acompanhar o voto de cada um deles durante a votação do PL 4.330, previsto para ocorrer na próxima terça-feira, 3 de setembro.

A manifestação deverá contar com a participação de sindicalistas e trabalhadores de diversas categorias, como metalúrgicos, professores, trabalhadores rurais, servidores públicos, rodoviários, metroviários, entre outros.

Na Paraíba, os atos se dividirão por três regiões. Em João Pessoa, a concentração será às 13h, na Praça dos Três Poderes, saindo em caminhada até o Parque Solon de Lucena (Lagoa), com realização de ato público. Em Campina Grande, concentração às 07h, em frente à Prefeitura Municipal, com caminhada no comércio local, tentando fechá-lo, terminando com ato público na Praça da Bandeira. Em Patos, a concentração começa às 08h da manhã na Associação Comercial, realização de assembleia geral com servidores públicos municipais e realização de ato público às 10h na frente da Prefeitura Municipal.

Na Bahia, as centrais sindicais e diversas organizações estão preparando paralisações e atos em diversas regiões: Salvador; Feira de Santa, Vitória da Conquista; Itabuna; Juazeiro e Lagoinha.

A atividade principal será uma caminhada pelas ruas de Salvador, com concentração em Campo Grande a partir das 14h. De lá os manifestantes seguem para o centro histórico da cidade. Também serão realizados diversos protestos na saída de Salvador em direção à fábricas localizadas em Camaçari; e no aeroporto Luiz Eduardo Magalhães.

Diversas categorias devem promover paralisações. Os rodoviários de Salvador devem paralisar as atividades por quatro horas no início da manhã desta sexta-feira (30). Trabalhadores do judiciário baiano também deve aderir ao protesto, que no caso da categoria inclui diversos problemas vivenciados pelos servidores como o quadro deficitário de servidores, sobrecarga de trabalho e o não pagamento de substituição, morosidade na realização de concurso público, sucateamento dos cartórios extrajudiciais, dentre outros.

No Rio Grande do Sul, as centrais sindicais, federações e seus sindicatos decidiram promover ações na Grande Porto Alegre e nas regiões Sul, Serra, Missões e Centro do Estado. Serão feitas paralisações em garagens de ônibus, buscando a adesão dos trabalhadores em transportes e em vários outros locais. Na região Metropolitana de Porto Alegre, entre as diversas manifestações, será feito um ato em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio – onde está sendo realizada a Expointer – ocasião em que a presidenta Dilma Rousseff estará presente.

Em Tocatins, diversas categorias participam de um protesto, organizado pelas centrais sindcias, que promete fechar a ponte Teotônio Segurado, na avenida Juscelino Kubitschek. De lá, os trabalhadores seguem em carreata, que conta conta a adesão dos motoboys, em direção ao prédio da Prefeitura, em frnete ao Banco do Brasil. Em adesão ao movimentos, outras setores devem paralisar as atividades como bancários, servidores de orgãos públicos e de universidades federais.

No Distrito Federal, as centrais sindicais, em parceria com o os trabalhadores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), realizam uma caminhada, a partir das 7h da sede nacional do Incra até a Praça dos Três Poderes.

No Pará, a caminhada, organizada pelas centrais sindicais, começa às 8h, na Praça da República, em frente ao Bar do Parque, e segue até Centro Integrado de Governo, na avenida Nazaré.

No Piauí, o ato das centrais acontece a partir das 16h na Praça da Liberdade, no centro de Teresina.

No Maranhão, em São Luís, a mobilização acontece na parte da tarde do dia 30, a partir de uma concentração, às 15h, na Praça Deodoro, Centro.

Mídia

Além das pautas trabalhistas, os movimentos sociais também realizam nesta sexta-feira no país o segundo Ato Contra o Monopólio da Mídia e pela democratização dos meios de comunicação. Em São Paulo os atos serão em frente à sede da Rede Globo (Avenida Dr. Chucri Zaidan, 46), a partir das 17 horas.

com informações do Portal da CTB