"O fundo do poço já foi superado", diz Mantega sobre PIB

Nesta sexta-feira (30), ao comentar os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do 2º trimestre, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o pior da crise internacional já passou e que o "fundo do poço foi superado". "O mundo caminha junto", complementou, acrescentando: "Estamos numa trajetória de recuperação do crescimento que vai persistir nos próximos anos."

Mantega sorrindo

Mantega afirmou que o Brasil tem possibilidades de voltar a ter um crescimento econômico a uma taxa média anual de 4%, a partir de 2014. Para ele, o bom desempenho previsto poderá vir de um incremento das exportações à medida em que começam a surgir sinais de retomada do crescimento da economia internacional.

“Esse crescimento, anualizando, representa como se a economia tivesse crescendo a uma velocidade de 6%”, avaliou. O ministro classificou o desempenho do PIB como bom.

Na avaliação dele, em 2013 o país fechará com crescimento moderado. “Nossa trajetória é de um crescimento moderado até o final do ano, mas 2014 tende a ser mais promissor”, apontou Mantega, citando os resultados que começam a surgir no cenário internacional.

ele citou, por exemplo, a retomada da economia nos Estados Unidos, União Europeia e demais mercados que são consumidores de produtos brasileiros como os parceiros do Brasil no grupo dos Brics, como Índia, Rússia e China. “Estamos na rota da recuperação econômica, com redução da taxa de juros se traduzindo e um dinamismo melhor” ressaltou.

Crescimento

A economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. É o melhor resultado desde primeiro trimestre de 2010, quando a alta foi 2%. O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, totalizou R$ 1,2 trilhão no período de abril a junho, segundo dados divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Fonte: Jornal do Brasil