China confirma visita do enviado especial à RPDC

O representante especial da China para os assuntos da Península Coreana, Wu Dawei, visitou a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) na semana passada para discutir a retomada das conversações entre seis partes, confirmou na segunda-feira (2) um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

Wu fez a visita de cinco dias, a partir de 26 de agosto, a convite do primeiro vice-ministro das Relações Exteriores da RPDC, Kim Kye Gwan, disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei.

Os dois lados trocaram pontos de vista sobre a situação na península e o reinício das conversações entre seis partes suspensas há muito tempo, segundo o porta-voz.

As últimas negociações multilaterais, que também envolvem os Estados Unidos, a República da Coreia, o Japão e a Rússia, foram realizadas em dezembro de 2008.

A RPDC abandonou as negociações em abril de 2009 em protesto contra as sanções das Nações Unidas, mas expressou recentemente sua vontade de retomar as negociações.

Kim, o negociador-chefe da RPEC, visitou a China e a Rússia no início deste ano para ganhar apoio ao diálogo multilateral.

Fonte: Rádio Internacional da China