Coreias retomam negociação sobre complexo industrial

Os negociadores da República Popular Democrática da Coreia (do norte) e a República da Coreia (do sul) reúnem-se nesta segunda-feira (2), para definir a data em que será reaberto o Complexo Industrial de Kaesong, a única parceria entre os dois países divididos pela Guerra da Coreia (1950-1953), com a participação direta dos Estados Unidos, e que têm relações tensas desde então.

As reuniões são relativamente frequentes, mas é o primeiro encontro do novo comitê de representantes, formado no último dia 14, quando foi decidida a reabertura do complexo, que ficou fechado por mais de quatro meses.

Leia também:
Novo acordo intercoreano reabrirá complexo industrial de Kaesong
Coreias negociam reencontro de familiares separados na guerra
RPDC critica presidenta sul-coreana por comentários provocativos

O complexo industrial reúne 53 mil trabalhadores norte-coreanos contratados por 123 empresas sul-coreanas, que informaram ter acumulado prejuízos superiores a US$ 900 milhões. O comitê reúne 615 empresários e engenheiros de empresas sul-coreanas que farão uma vistoria nas instalações para organizar a reabertura.

O comitê responsável pela gestão do complexo assume a tarefa de organizar os preparativos para a reabertura de Kaesong. Em abril, o complexo foi fechado, por decisão da Coreia Popular, após a intensificação da presença militar dos Estados Unidos na Península Coreana.

As Coreias têm buscado entendimento bilateral e procuram retomar projetos, como os reencontros de famílias separadas pela guerra e viagens de sul-coreanos ao resort turístico norte-coreano de Kumgang.

Com informações da Agência Brasil