Dilma reúne-se com ministros para tratar denúncias de espionagem

A presidenta Dilma Rousseff reuniu-se com parte de seu ministeriado na manhã desta segunda-feira (2). O encontro, que terminou por volta do meio-dia, ocorreu horas após a denúncia de que a Dilma teria sido espionada pelos EUA. No domingo (1º/9), uma reportagem exibida pela TV Globo, afirmou que a presidenta e seus assessores foram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA).

Participaram da reunião com Dilma os ministros Paulo Bernardo (Comunicações), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República), José Eduardo Cardozo (Justiça), Celso Amorim (Defesa) e Luiz Alberto Figueiredo. Nem Dilma nem os ministros falaram com a imprensa ao deixar o Palácio do Planalto.

O jornalista Glenn Greenwald, que mora no Rio de Janeiro, apresentou ao "Fantástico" um documento indicando que era objetivo da NSA "entender melhor" a comunicação da presidente com sua equipe.

Ao tomar conhecimento da denúncia, o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, disse à TV que a espionagem é um fato "gravíssimo" e afirmou que, se confirmada, terá sido uma "clara violação à soberania" brasileira.

Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo e Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, concederão entrevista coletiva às 16 horas no Palácio do Itamaraty para tratar do assunto.

Mais cedo, Figueiredo reuniu-se com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon. A reunião durou cerca de meia hora, mas nenhum dos dois falou com a imprensa após o encontro.

Informações da Folha de S.Paulo