ELN sugere um movimento pela paz na Colômbia

O líder máximo do Exército de Liberação Nacional (ELN) da Colômbia, Nicolás Rodríguez, sugeriu nesta segunda-feira (2) a criação de um amplo movimento pela paz da Colômbia e reiterou sua disposição ao diálogo para buscar o caminho da pacificação.

ELN libera refém e busca diálogo com governo colombiano - Contra Injerencia

Em uma carta dirigida ao movimento Colombianas e Colombianos pela Paz, fundado pela ex-senadora Piedad Córdoba, o chefe da guerrilha insistiu na urgência da criação de um amplo movimento pela paz, como já tinha expressado no mês de abril.

Em resposta a uma carta enviada pela organização social, no último dia 11 de agosto, o ELN afirmou que pôs em liberdade o cidadão canadense Jernoc Wobert, vice-presidente de exploração mineradora Braeval Mining Corporation, retido no sul de Bolivar desde janeiro.

Leia também:

Santos está "pronto" para negociar a paz com o ELN na Colômbia


“Para ele foi importante o anúncio da empresa de abandonar a Colômbia e entregar dois dos quatro título mineiros que havia comprado em circunstancias irregulares – um dos motivos pelo qual se produziu a retenção” disse Rodríguez que lembrou também que “a empresa deve devolver os quatro títulos em sua totalidade”.

O dirigente da guerrilha assinalou que há mais de 20 anos, o ELN se esforça para concretizar diálogos com diversos governos e povos do mundo, buscando encontrar uma saída política ao conflito social e armado.

“Acreditamos que impor condições para iniciar ou desenvolver os diálogos entre a insurgência e o governo é colocar obstáculos aos processos”, afirmou Rodríguez.