Israel e EUA realizam exercícios militares no Mediterrâneo

Em meio ao agravamento da crise na Síria, israelenses e norte-americanos fizeram testes nesta terça-feira (3) com o lançamento de mísseis no Mar Mediterrâneo, segundo militares da Rússia. O objetivo do exercício militar foi testar o míssil Ankor, que é um sistema do tipo radar.

O porta-aviões nuclear USS Nimitz e outros navios da sua frota estão indo para o oeste em direção ao Mar Vermelho, para apoiar o iminente ataque dos EUA sobre a Síria, se necessário. Em foto de 11 de maio deste ano, o porta-aviões chega a Busan, na Coreia do Sul

Segundo nota divulgada pelo ministério russo, os mísseis foram lançados "da parte central do Mediterrâneo para a costa leste". Apesar de não informar sobre qual seria o alvo dos mísseis, o comunicado acrescenta ainda que o ministro da Defesa, Serguei Shoigu, informou o presidente Vladimir Putin sobre o teste.

Posteriormente, o Ministério da Defesa israelense informou que realizou um teste de míssil no Mediterrâneo utilizando um sistema antimísseis financiado pelos Estados Unidos. "Os lançamentos foram efetuados como parte dos ensaios conjuntos com os Estados Unidos. Os mísseis foram lançados do mar Mediterrâneo e foram, com sucesso, seguidos pelos radares em território de Israel", disse uma fonte do ministério para a agência de notícias russa RIA.

Com agências