Bancada do PCdoB lança nota contra espionagem dos Estados Unidos 

As bancadas do PCdoB na Câmara e no Senado divulgaram, na noite desta terça-feira (3), nota de repúdio contra as ações de espionagem do governo dos Estados Unidos de cidadãos brasileiros e também do governo brasileiro. E conclamam todas as forças políticas a se unirem em apoio ao governo no sentido de exigir dos EUA uma explicação para sua ação de espionagem, bem como uma necessária retratação perante o Brasil e à comunidade de nações. 

Leia abaixo a íntegra da nota

Nota do PCdoB em repúdio à espionagem do governo americano

A nação tomou conhecimento neste domingo de uma denúncia, fundamentada em provas, de que o governo dos Estados Unidos da América, por meio de sua Agência Nacional de Segurança e de outras agências de inteligência daquele país, praticou atos de espionagem, não só em relação às atividades de nossos cidadãos, mas também diretamente as do governo brasileiro, focados na própria presidenta da República e em seus auxiliares diretos.

Esta é uma prática gravíssima que afeta o fundamento das relações entre Estados soberanos, que vem causando forte indignação ao nosso povo. A Bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados e no Senado Federal vem repudiar tais práticas ilegais perante o direito internacional e às regras da diplomacia, equivalendo a uma ação de hostilidade ao Estado e ao povo brasileiros e que ofende, também, a todos os demais Estados nacionais.

Esta ação do governo norte-americano está em profundo desacordo com os tradicionais laços de amizade que unem os povos dos dois países e as boas relações bilaterais existentes entre os dois Estados.

Anunciamos que o Senado instalou hoje uma Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará as práticas de espionagem norte-americana a cidadãos e ao governo brasileiros. Uma CPI fruto da iniciativa da senadora comunista Vanessa Grazziotin, e que a presidirá.

O governo brasileiro vem assumindo uma posição firme frente a esta ação hostil e despropositada. E conclamamos todas as forças políticas, independentemente de ser situação ou oposição, a se unirem em apoio ao nosso governo no sentido de exigir dos EUA uma explicação para sua ação de espionagem, bem como uma necessária retratação perante o Brasil e à comunidade de nações.

Sala das Sessões, 3 de setembro de 2013.

Manuela D’Ávila (RS)
Alice Portugal (BA)
Assis Melo (RS)
Chico Lopes (CE)
Daniel Almeida (BA)
Delegado Protógenes (SP)
Evando Milhomen (AP)
Jandira Feghali (RJ)
Jô Moraes (MG)
João Ananias (CE)
Luciana Santos (PE)
Osmar Júnior (PI)
Perpétua Almeida (AC)
Vanessa Grazziotin (AM)
Inácio Arruda (CE)