Ganhador de Prêmio Nobel sugere retirar a láurea de Barack Obama

Segundo informações publicadas pelo site Cuba Debate, o prêmio Nobel de Física e atual vice-presidente da Academia de Ciências da Rússia, Zhorés Alfiórov, sugeriu aos premiados com o Nobel da Paz o início de um processo para privar o presidente estadunidense Barack Obama da láurea recebida em 2009. 

Ganhador de Prêmio Nobel sugere retirar a láurea de Barack Obama - AP

"Seria bom se os galardoados com o Prémio Nobel da Paz iniciassem o processo", disse Alfiorov que comentou sua surpresa com a indicação de Obama na época. “Não conseguia compreender. Ele não merece tal prêmio, não tinham que ter lhe concedido”.

Obama está determinado a executar uma ofensiva militar na Síria, inclusive sem a aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU), baseando-se em alegações das forças de oposição ao chefe de Estado sírio, Bashar al-Assad. O principal argumento do presidente imperialista leva em consideração um suposto ataque químico (que não foi comprovado ainda) e que teria matado centenas de pessoas no último dia 21 de agosto em Damasco.

Leia também:

Putin adverte Ocidente sobre medidas unilaterais contra a Síria
Editorial: É necessário impedir a guerra imperialista contra a Síria
EUA seguem sem apresentar provas de que Síria usou armas químicas
 

De acordo com a matéria do Cuba Debate, o presidente russo Vladímir Putin, também insistiu que Obama, “como Nobel da Paz”, “antes de empregar a força na Siria, deveria pensar nas futuras vítimas”.

Em meio à crescente ameaça de uma intervenção militar na Síria, o mandatário da Rússia advertiu o Ocidente nesta quarta-feira (4) para que não adote medidas unilaterais contra este país árabe.

Para Putin, em entrevista para a Associated Press, no caso de existirem provas do suposto uso de armas químicas pelo Exército sírio, as medidas punitivas devem ser apresentadas ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Da redação do Vermelho,
Com informações do Cuba Debate e de agências de notícias