José Reinaldo: Obama é "patético" ao vender imagem de pacifista

Para contrapor mais uma ofensiva imperialista no mundo, ativistas promovem diversos atos pelo país em solidariedade ao povo sírio, que está sob ameaça de guerra. Um deles ocorrerá na sexta-feira, dia 6 de setembro, em São Paulo. O editor do Portal Vermelho, José Reinaldo Carvalho, aborda a intenção estadunidense em iniciar uma guerra de agressão à Síria e convoca a todos para apoiar os protestos contra a guerra.

O Ponto de Vista é construído pelo editor do Portal Vermelho, José Reinaldo Carvalho, onde ele faz uma reflexão sobre fatos do Brasil e do mundo. Nesta edição, ele comenta sobre a decisão dos Estados Unidos em iniciar uma guerra de agressão à Síria.

Em sua análise, o editor do Vermelho esclarece a intenção estadunidense, que se esconde atrás de argumentações mentirosas, ao afirmar que o ataque à Síria não será como a guerra ao Iraque.

“Patético em seus esforços para continuar vendendo a imagem de pacifista, o ocupante da Casa Branca tenta explicar que o ataque à Síria não será como a guerra o Iraque ou ao Afeganistão e que não invadirá Damasco com tropas de ocupação”.

“Não se pode prever que tipo de ataque o Pentágono desferirá contra a Síria sob as ordens de Obama. Mas guerra é guerra, senhores, com ocupação terrestre ou não. Um ataque estadunidense à Síria, quaisquer que sejam as formas, as armas utilizadas, os alvos escolhidos e o tempo de duração, é uma agressão imperialista, um atentado ao país e um povo, uma violação das regras de convivência entre nações soberanas e uma ameaça à paz regional e mundial.

José Reinaldo ressalta que o cenário político não é favorável aos Estados Unidos que “não desfrutam do consenso internacional. A Rússia e a China, países com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, já explicitaram que não darão sinal verde para Obama atacar”. Além disso, “a decisão do parlamento do Reino Unido de proibir que o governo faça a guerra contra a Síria, tira temporariamente da cena da guerra o principal aliado de Washington nas aventuras imperialistas.”

Por fim, José Reinaldo Carvalho reintera todo o apoio do Portal às manifestações contra a guerra e em solidariedade aos sírios: “Estas manifestações merecem todo o apoio. O Portal Vermelho se soma a elas em defesa da paz e da soberania do povo sírio”.

Ouça a íntegra da reflexão na Rádio Vermelho: