Partido Comunista da Rússia defende retirada de Nobel de Obama

O Partido Comunista (PC) da Rússia vai lançar uma campanha para retirar do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o Prêmio Nobel da Paz, concedido em 2009 "pelos esforços diplomáticos e a integração entre os povos". Para o PC russo, o prêmio não deve ser mantido porque ele defende uma ação militar contra a Síria, o que agravaria a crise no país, que já matou mais de 100 mil pessoas.

O vice-presidente da Assembleia Federal da Rússia (a Duma) e vice-presidente do Comitê Central do Partido Comunista, Ivan Melnikov, defendeu nesta quinta-feira (5) a retirada do prêmio de Obama pela campanha feita pelos Estados Unidos em favor da ação militar. "Nós consideramos extremamente importante iniciar uma campanha para privar Barack Obama do título do Prêmio Nobel [da Paz]", acrescentou.

Melnikov condenou a possibilidade de intervenção e os argumentos norte-americanos de ameaça à Síria em decorrência dos ataques com armas químicas. "É absurda a declaração da administração dos Estados Unidos de que a situação na Síria representa uma ameaça à segurança do país. Na realidade, são os Estados Unidos que representam ameaça", disse.

Fonte: Agência Brasil
Com informações da emissora de rádio pública da Rússia, Voz da Rússia