Xi Jinping realça importância de economia mundial no G-20

A 8ª Reunião de Cúpula do Grupo dos 20 realizou-se na quinta-feira (5) em São Petersburgo, a cidade conhecida como a "capital do norte" da Rússia, ex-Leningrado.

O presidente chinês Xi Jinping participou do evento e discursou durante a ocasião, tendo realçado a defesa firme a favor do desenvolvimento de uma economia mundial aberta.

Xi Jinping apontou ainda que a China vai persistir na reforma profunda a todos os níveis e na estratégia de benefício recíproco. A China possui condições e tem capacidade para concretizar o desenvolvimento saudável e contínuo da economia nacional, afirmou o líder chinês.

Neste momento, a capacidade da economia mundial continua em baixa. As contradições profundas e os problemas estruturais refletidos pela crise financeira global ainda não foram ultrapassados.

Sob esse contexto, a cúpula realizada em St. Petersburg tem como tema o crescimento econômico e o emprego. Na primeira fase da cúpula de ontem, os líderes discursaram em torno de vários temas, tais como o atual momento da economia mundial, o comércio, o desenvolvimento, a reforma do sistema monetário e financeiro internacional.

As diversas partes consideram que o processo de recuperação da economia mundial ainda não está completo, e que se encontra numa fase crítica. Por isso, os países integrantes do G-20 deverão reforçar a coordenação e cooperação em termos de políticas, tratar com cuidado os efeitos colaterais das políticas monetárias e salvaguardar a estabilidade do mercado financeiro internacional.

Os países em diferentes fases de desenvolvimento, deverão ter em consideração os seus interesses, a fim de oferecer uma base para um desenvolvimento forte, sustentável e estável da economia mundial.

No discurso, Xi Jinping apelou ao esforço para formar uma economia orientada para a inovação, para o crescimento conjunto e a integração dos interesses de todos os países do mundo.

Segundo Xi Jinping, o desenvolvimento da inovação é uma demanda para o desenvolvimento sustentável da economia mundial. Todos os países deverão esforçar se para elevar a qualidade e a eficiência do crescimento econômico, de forma a aumentar a sua capacidade competitiva através de uma reestruturação positiva.

O crescimento conjunto é exigido pelo crescimento forte da economia mundial. Os diversos países, quando desenvolvem a sua economia, deverão ter em conta os interesses dos outros, a fim de realizar o crescimento conjunto.

A integração de interesses é o requisito do crescimento equilibrado da economia mundial. Os diversos países deverão construir uma cadeia de valor global para compartilhar os interesses, a fim de realizar o desenvolvimento de benefício mútuo.

Xi Jinping enfatizou que para criar uma economia deste tipo, é preciso estreitar as parcerias econômicas entre os estados membros do G-20, cada um dos quais deverá assumir a sua responsabilidade.

Primeiro, deverão ser adotadas políticas macroeconômicas responsáveis. A China tem condições e capacidade para realizar um desenvolvimento sustentável e saudável da economia nacional, de forma a trazer mais efeitos colaterais positivos para a economia mundial.

Segundo, deverá ser salvaguardada e desenvolvida em conjunto uma economia mundial aberta. Qualquer forma de protecionismo deverá ser combatida e o sistema de comércio multilateral livre, aberto e não discriminatório deverá ser salvaguardado.

Terceiro, deve-se aperfeiçoar a administração da economia global, para que seja mais justa. Os diversos países devem executar com urgência um programa de reforma das quotas e governança do Fundo Monetário Internacional, além de desenvolver uma nova fórmula que reflicta a participação da economia de cada país na economia mundial.

Em termos de políticas econômicas da China, Xi Jinping enfatizou que o país está a investigar em geral sobre a realização de uma reforma exaustiva e profunda da economia nacional, a fim de coordenar as reformas nas áreas de economia, política, cultura, sociedade e civilização ecológica.

A China vai fortalecer a construção do sistema de mercado e promover as reformas nas áreas do controle macroeconômico, finanças, investimentos e administração, para que o mercado possa desempenhar plenamente seu papel fundamental na alocação de recursos.

Além disso, a China vai esforçar-se para aprofundar a reforma do mercado de taxas de juros e de câmbio, de forma a aumentar a flexibilidade do câmbio do Renminbi.

A China vai ainda persistir na estratégia aberta de benefício recíproco, aprofundar a reforma relacionada a investimentos e comércio, além de melhorar as leis e regulamentos, para criar uma base legal sólida para as empresas estrangeiras que façam negócios no país. A China é favor da resolução das disputas comerciais com outros países através de negociações.

Esta é a primeira ocasião em que Xi Jinping participa de uma cúpula do G-20. À margem do encontro, o presidente participou da reunião informal dos líderes do grupo BRICS que inclui, além da China, Brasil, Rússia, Índia e África do Sul.

Fonte: Rádio Internacional da China