Dilma lidera comemoração da independência em Brasília

A presidenta Dilma Rousseff liderou, neste sábado, 7 de setembro, o desfile militar pelo Dia da Independência em Brasília. Cerca de 5 mil pessoas acompanharam o evento que durou pouco mais de uma hora e foi considerado "um sucesso" pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Presidente Dilma chega no Rolls-Royce presidencial para o desfile de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste sábado (7) / Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma chegou à Esplanada dos Ministérios, onde o desfile foi realizado, em um Rolls Royce "Silver Wraith" sem capota, que deixou de ser fabricado em 1958 e foi doado ao Brasil pela rainha Elizabeth II da Inglaterra em 1953.

Leia também:
Brasileiros aproveitam feriado para se manifestar em todo o país
Manifestantes tentam chegar ao Estádio Mané Garrincha
 

A presidenta assistiu ao desfile de tropas das três Forças Armadas em companhia do vice-presidente, Michel Temer, do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, do ministro da Defesa, Celso Amorim, do governador do Distrito Federal Agnelo Queirós (PT) e da maioria de seus ministros e alguns diplomatas.

Gilberto Carvalho reconheceu que pode ter havido receio do público com as manifestações anunciadas em redes sociais, que previam um público de 50 mil manifestantes. Para ele, "houve certo receio e isso pode ter afastado um pouco a população".

Questionado se o medo teria impedido que a filha da presidenta e seu neto participassem do evento, o ministro respondeu que “não houve medo nenhum. Eu trouxe meu filho. As pessoas trouxeram a família. Houve um belo desfile cívico”. Gilberto Carvalho justificou a redução do tempo das comemorações da Independência, que normalmente duram cerca de três horas, e a ausência da filha e do neto da presidenta ao fato de Dilma ter chegado na madrugada de hoje da viagem à Rússia – para a cúpula do G-20 – e estar cansada.

Veja imagens do desfile:

Com agências